Open Conference Systems


Congresso de Ensino de Linguagens (CEL)

Promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), pelo Grupo de Pesquisa Educação Linguística na Rede Técnica e Tecnológica (ELIRTE) e pelo Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), o Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) tem por objetivo contribuir com a pesquisa, o debate de ideias e a troca de experiências sobre ensino de línguas e literatura.

O público-alvo do evento é formado por professores da Educação Básica, estudantes de Licenciaturas e pesquisadores das áreas de Letras e Linguística.

O congresso é bienal, no mês de abril, de modo on-line e gratuito.

Para acessar o Caderno de Resumos dos trabalhos apresentados no CEL, clique aqui.

Para acessar o Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), periódico da área de Letras do IFRJ, clique aqui.

Acessar a conferência

IV Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRJ Campus Niterói

IV Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRJ Campus Niterói

Acessar a conferência

SEMANA ACADÊMICA DO CAMPUS MESQUITA - IFRJ

A Semana Acadêmica no IFRJ/campus Mesquita é um evento de cunho acadêmico e cultural que tem por objetivo: - incentivar o desenvolvimento da atividade científica e cultural no campo do ensino, da pesquisa, da extensão por alunos, docentes e técnico-administrativos; - propiciar a integração entre pesquisadores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) com a comunidade local; - divulgar a produção científica e cultural do IFRJ/campus Mesquita e também de outras instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior da região da Baixada Fluminense; - possibilitar a troca de experiência e de informações entre a comunidade interna e externa; - promover a iniciativa, a criatividade, a curiosidade e o interesse pela Ciência, Tecnologia e Cultura; - estimular à discussão crítica da pesquisa científica e cultural.

Acessar a conferência

Edital PROCIÊNCIA 2016 -2017

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), contemplados neste Edital, estão divididos em quatro modalidades: (a) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); (b) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); (c) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Júnior (PIBITI Jr); (d) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr); (e) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM).

Os objetivos do Programa PROCIÊNCIA são:

1. Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

2. Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa, pesquisa básica, desenvolvimento da pesquisa aplicada, inovação e transferência de tecnologia para alunos de graduação ou de ensino médio.

3. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação e/ou do ensino médio nas atividades de pesquisa científica, tecnológica ou artístico-cultural.

4. Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com problemas de pesquisa.

 

Acessar a conferência