Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO E PESQUISA: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ
Chreiva Magalhães Malick, Maylta Brandão dos Anjos

Última alteração: 2017-10-18

Resumo


O presente trabalho apresenta a análise das contribuições do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a formação do profissional docente para atuar com a Divulgação Científica (DC). Em especial, investiga o Plano Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia em função da oferta de disciplinas que façam menção à Divulgação Científica e descreve a formação do estudante do curso de Pedagogia para atuar na área de Divulgação Científica. Metodologicamente, analisamos os dados de forma qualitativa, através da revisão bibliográfica e da análise documental, baseadas em materiais existentes de fundamentos científicos. Esta pesquisa torna-se importante porque apesar do empreendido pelos cientistas para produzir conhecimentos que podem promover melhores condições de vida, pouco se conhece, fora do cenário científico, sobre a produção e as determinações da ciência e da tecnologia. Os resultados indicaram que esta ação mediadora deve ser vista como prioridade, coadunando interesses sociais e formativos para uma melhor qualidade de ensino e educação para a formação plena do pedagogo. Portanto, o que apresentamos aqui são estudos iniciais que fortalecem o estado da arte para a problemática investigada.


Palavras-chave


currículo; divulgação científica; plano pedagógico de curso; UFRJ

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.