Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Raquel Marques Silva, Ludmila Nogueira da Silva

Última alteração: 2017-10-18

Resumo


RESUMO: As crianças são o futuro do planeta e depende de sua formação, qual tipo de adulto elas se tornarão. Para que no futuro tenhamos adultos mais conscientes sobre as questões ambientais é necessário que nessa formação sejam desenvolvidos temas relacionados aos cuidados com o meio ambiente. É possível iniciar a alfabetização cientifica na Educação Infantil, mas como tornar o ensino de Ciências significativo no processo de ensino aprendizagem da pré-escola? Em primeiro lugar é necessário considerar todo o conhecimento prévio das crianças (o que aprenderam nos ambientes que frequentam, com a família e com as outras pessoas com as quais convivem) e contextualizar o conteúdo a ser ensinado com a realidade dos mesmos, desenvolvendo os temas abordados de forma lúdica com atividades práticas, despertando neles a curiosidade e o interesse para que haja uma participação ativa e prazerosa nas aulas. O ensino de Ciências pode ser uma importante ferramenta para que a criança pequena amplie seu conhecimento de mundo ainda na Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa é compreender o quadro teórico acerca da aprendizagem significativa em Ciências na Educação Infantil. A metodologia empregada nesta pesquisa será a pesquisa bibliográfica. O primeiro passo no desenvolvimento do projeto foi buscar referenciais teóricos que embasassem a pesquisa, direcionando nossa análise para os estudos relacionados à Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, de Marco Antônio Moreira. Até o presente momento, analisamos a revista “Aprendizagem Significativa em Revista”, publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde seu ano de lançamento (2011). Pudemos observar, por ora, a preocupação dos autores da área com os níveis mais avançados de ensino (anos finais do Fundamental e Ensino Médio). Espera-se que ao final deste trabalho, após a compreensão do quadro teórico acerca da temática proposta, seja possível apontar caminhos para a construção de um meio dinâmico de se alcançar a aprendizagem significativa crítica na turma e assim criar uma nova cultura diferente da atual, em que é priorizado o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano em detrimento do meio ambiente, abordando noções básicas de equilíbrio ecológico e preservação ambiental.

 


Palavras-chave


aprendizagem significativa crítica; educação infantil; ensino de ciências

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