Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ATIVIDADE FORMADORA TÓPICOS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE - AULA DE LIBRAS
Shirley Al Sales de Almeida, Débora Oliveira de Melo Rício

Última alteração: 2017-10-22

Resumo


O estudo desenvolvido na aula de Atividade Formadora Tópicos de Inclusão e Acessibilidade - Libras, apresentada pela Professora Pedagoga Bilíngue Débora Ricio, aborda a temática Libras no contexto educacional, trazendo entendimento da importância do profissional da educação estar em formação continuada.Objetivou-se também a entender a contribuição do Libras no cenário educacional. Aprendemos que A 'formação de professores' deverá desenvolver-se em ambiente acadêmico e institucional especializado, buscando-se oferecer soluções teoricamente fundamentadas e socialmente contextualizadas, utilizando métodos, técnicas , códigos e linguagens apropriados às situações específicas de aprendizagem, no caso de surdez, a capacitação em língua portuguesa e em língua de sinais. Cabe ainda considerar que os surdos se inserem na cultura nacional, o que implica que o ensino da língua portuguesa deve contemplar temas que contribuem para a afirmação e ampliação das referências culturais que os identificam como cidadãos brasileiros. O Bilinguismo é uma proposta educacional que se propõe a tornar acessível à criança surda duas línguas no contexto escolar. Isto significa que a LÍNGUA DE SINAIS é considerada como língua natural e, a partir dela, pressupõe o ensino da língua escrita.O ambiente linguístico apropriado às formas particulares de processamento cognitivo e linguístico das crianças surdas, asseguram o desenvolvimento sócio-emocional íntegro das crianças surdas e a partir da identificação com surdos adultos a possibilidade de a criança construir uma teoria de mundo, dando oportunidade ao acesso completo à informação curricular e cultural. A discussão e debate com a professora Pedagoga Débora Ricio, proporciona que o ambiente educacional deve priorizar o visual na pratica com o aluno deficiente auditivo, o professor deve se apropriar de atividades como: Mímica, som e tato, Jogo das expressões, Jogo Cara a Cara, Jogo Configuração de mãos. Oportunizará que o educando adquira de forma prazerosa e eficaz os conteúdos da Língua Portuguesa.O professor ainda deve ser o mediador preocupado em planejar e desenvolver aulas estimulantes, desafiadoras, provocando no aluno o interesse pela busca autônoma do conhecimento e a perda do medo em enfrentar desafios. Nesse princípio se dará espaço para uma formação continuada que busque capacitar o profissional da educação a trabalhar de forma prazerosa e harmônica, o ensino da língua portuguesa tradicional contextualizada com a linguagem de sinais, que tem a expressão corporal e facial como elos que bem associados estabelecem a comunicação formal, utopia de todos os educadores que almejam ver o aluno surdo se apropriando verdadeira da linguagem. A aula resultou em aprendizagens significativas para os alunos, além de qualificar as relações dos professores com alunos surdos. A LIBRAS, por ser uma língua de modalidade visual-espacial, desenvolveu na turma habilidades relacionadas à percepção e atenção visual, coordenação motora fina, expressão corporal e facial. No primeiro contato com a LIBRAS, muitos não conseguiam fixar o olhar para uma narrativa em LIBRAS e, ao final conseguiram estabelecero olhar atento aos sinais em uma conversação. As dificuldades de fazer a configuração de mão de um sinal, foram superadas ao longo da aula.


Palavras-chave


Palavras-chave: formação de professores; libras; acessibilidade; Libras.

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