Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ECI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM CIÊNCIAS
Sandra Regina Siqueira, MARTA FERREIRA ABDALA MENDES

Última alteração: 2017-10-19

Resumo


No Brasil, os Centros de Ciências, através da sua interatividade e ludicidade, promovem a diminuição da distância entre a ciência, os educadores e o público em geral participando como ferramenta que pode auxiliar a educação formal. A meta é levar o conhecimento científico a todas as camadas da sociedade, aliandoo ensino formal e interagindo com o ensino não formal. E a partir dessa união de forças, provocar e instigar o debate sobre a relevância dos Centros de Ciências, do seu papel para o ensino-aprendizagem e para a divulgação científica. E assim criar estratégias para que a Educação não formal possa exercer o seu papel social, fornecendo ferramentas para que todos possam exercer a sua cidadania e atuar como sujeitos críticos e participativos de uma nova sociedade com mais qualidade de vida, saúde, e respeito ao Meio Ambiente. A interatividade é um dos principais meios para realizar essa aproximação, longe da ideia de ciência inalcançável e intocável, o público se sente a vontade para se aproximar, interagir e entender. Dentro dessa proposta foi criado o ECI (Espaço Ciência Interativa), no IFRJ/campus Mesquita, em 2012, com ações voltadas para a divulgação, popularização e ensino da ciência e tecnologia, beneficiando a população do entorno, carente de instituições deste cunho que visem à Educação não formal. OECI estabelece uma importante ligação do IFRJ/ campus Mesquita com a sociedade, através de suas estratégias e ações de divulgação científica, integrando ciência, tecnologia e cultura. Nesse sentido, destacam-se as relações emocionais e cognitivas que os visitantes estabelecem ao explorar os conteúdos apropriados durante as mediações e interatividades presentes nas atividades do ECI. Essa aproximação é de suma importância à estruturação e consolidação dessa parceria, a promoção e fomento da Educação Científica. O objetivo deste trabalho é entender como se dá a inserção do ECI em relação as suas propostas de divulgação científica e o contexto local. Para isso, faremos inicialmenteum levantamento junto a Coordenação responsável pela marcação das visitas das escolas, paraevidenciar afrequência no ECI, destacando a importância da investigação para uma relação mais dinâmica da instituição com essas escolas. Essa pesquisa inicial faz parte da pesquisa futura sobre o papel educativo do ECI como espaço de Educação não formal para aproximar a ciência das escolas do entorno,e que assim elas possam se apropriar desse espaço como recurso pedagógico para complementação e divulgação dos conteúdos científicos para além da sala de aula.

 

 


Palavras-chave


ECI; Relação Escolas e Centros de Ciências;Educação não Formal.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.