Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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DA CIDADANIA À PLURALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO CPII DO RIO DE JANEIRO
MAYLTA BRANDÃO ANJOS, Maria Graça OLIVEIRA

Última alteração: 2017-10-22

Resumo


RESUMO: Este estudo foi realizado com o objetivo de indagar como ocorre no Centro Escolar do Colégio Pedro II – Unidade Engenho Novo I, a ação pedagógica em relação a uma educação voltada em abordar a pluralidade de conceitos humanos e sociais para formar alunos críticos e conscientes de sua identidade no marco do paradigma da cidadania. Esta temática norteou uma proposta pedagógica, através de uma Pesquisa social e cultural transversalizada com o Núcleo Comum. A pesquisa foi descritiva, com abordagem mista e cunho transversal, com professores do ensino fundamental.  A coleta de dados foi baseada em questionário e análise documental. Os resultados mostraram que existe nesta Unidade escolar, um trabalho que caminha no sentido da conscientização e apresentação de tematizações reflexivas nesta perspectiva. Esse trabalho requer mais eficiência que atenda às diferenças culturais dos sujeitos. A ética aparece como um tema e não como uma disciplina. Conclui-se que é importante atingir o respeito pela pluralidade cultural, os direitos humanos e a cidadania, baseados na ética e a partir das Leis de Diretrizes e Bases e que o cenário estudado está tentando perseguir esse caminho, ainda que lacunas existam e sejam apontadas ao longo da pesquisa. As propostas transversais devem ser apresentadas para despertar ideias e formas de ver o mundo, no sentido de fortalecer a sociedade. O ponto de partida de toda investigação, compreendeu o levantamento de informações feitas a partir do material coletado em livros, revistas, jornais, artigos, sites da internet e outras fontes escritas devidamente publicadas. As conclusões e recomendações foram baseadas a partir de como ocorre a ação pedagógica, de como uma educação se preocupa em abordar a pluralidade e de como essa está formando um aluno crítico e consciente de sua identidade. Por isso a importância de recuperar e colocar no centro das nossas escolas as discussões políticas e sociais que acontece no seio da sociedade é tão importante. Por fim, analisamos que a diretriz educacional de uma escola de ensino fundamental que pratica a construção plural acerca da cidadania se faz cada vez mais necessária

 


Palavras-chave


Cidadania; Educação; Ética; Legislação; Pluralidade cultural.

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