Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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JOGOS MATEMÁTICOS: O USO DO JOGO DOMINÓ BIOMÁTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Danielle Nunes da Silva

Última alteração: 2017-10-22

Resumo


 

Resumo: Encontra-se na Divulgação Científica (DC) uma importante ferramenta para trazer proximidade entre a ciência e a população. Através do lúdico é possível além do entretenimento o desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo dos participantes, tornando o aprendizado leve e dinâmico. O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso do jogo de Dominó Biomática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Mesquita, no dia 19/10/2016. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, a mesma foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. A proposta do Dominó Biomática é a união dos conhecimentos de Matemática e Biologia. O jogo inicialmente foi adaptado a partir de uma atividade usada em sala de aula, entretanto mediante as alterações a sugestão é utilizá-los nos mais diversos ambientes formais e não formais. Baseado em um jogo de dominó, o mesmo é formado por 28 peças, cada peça possui em uma metade um número e na outra uma operação matemática, sendo elas adição, subtração, multiplicação ou divisão. Além das operações matemáticas o jogo possui outro diferencial, cada carta possui uma curiosidade, dentro de uma figura geométrica, relacionada à história da matemática ou a conhecimentos de biologia, atrás da carta é possível visualizar algumas imagens que remete a curiosidade. A complementação a cerca das curiosidades tem como fins proporcionar maior informação sobre o assunto e despertar interesse de outro ponto de vista, a leitura destas informações pode ser explorada de diversas formas pelo mediador ou participantes. O jogo foi apresentado ao público em geral, no total foram 10 participantes, sendo a maioria estudantes da rede pública de ensino com idades pertencentes ao ensino fundamental II. Houve inicialmente o interesse da parte dos jogadores em compreender como era o funcionamento do jogo, entretanto observou-se que alguns participantes necessitaram do auxilio do mediador para melhor compreensão da regra do jogo mediante a operação matemática. As curiosidades foram abordadas de diversas maneiras, contribuindo desta forma para o diálogo entre participante e mediador. Acredita-se que o jogo colabora para reforçar os conceitos das operações básicas e enriquecimento no conhecimento a cerca de informações biológicas e da história da matemática de forma lúdica.

 

 


Palavras-chave


divulgação científica; jogos matemáticos; jogos científicos.

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