Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE NA EXPOSIÇÃO NEUROSENSAÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA
Beatriz Oliveira Mariano Jesus Souza, Marta Abdala MENDES

Última alteração: 2017-10-22

Resumo


Este trabalho buscou demonstrar as possibilidades da inserção da Educação e Promoção em Saúde na Exposição NeuroSensações do Espaço Ciência Interativa (ECI – IFRJ Mesquita), salientando o potencial desta para a divulgação de informações acerca do tema da saúde, de forma contextualizada e atual, além de fornecer ao público visitante possibilidades de adquirir informações de atualidades científicas e tecnológicas. A inserção das novas abordagens foi realizada utilizando os elementos já existentes na exposição_ painés e módulos_ e contando com a apresentação dos mediadores da instituição. A análise da Exposição NeuroSensações foi realizada a partir da possibilidade que esta possui de ser um instrumento para a abordagem de assuntos de cunho social, político e cultural, auxiliando seus visitantes para a construção do saber sobre a temática da Educação e Promoção em saúde, visto que a exposição compreende um veículo de Divulgação Científica. Nesta análise foram escolhidos quatro temas, dos sete existentes na exposição: Audição, Gustação, Olfato e Memória, onde foram observados em cada tema os elementos como o espaço físico, os painéis, os textos e suas linguagens e os objetos que os compões, a fim de serem selecionadas as melhores formas para a inserção do tema da saúde. Após a análise de cada tema e os tópicos utilizados para destacar a viabilidade de inserção, foram escolhidas as atividades para a inclusão do tema proposto, e essa se deu por meio da utilização de textos, oficinas, cartazes, utensílios para a interação do público visitante com os elementos previamente existentes na referida exposição, além de panfletos e o uso de fanzines. Todas estas atividades propostas foram idealizadas com o propósito inserir a temática da Educação e Promoção da Saúde, abarcando todo o público visitante, com temas comuns à sociedade como um todo. Foi observada também a necessidade da formação dos mediadores para melhor interação dos visitantes com as inserções propostas. Neste estudo foi evidenciado o potencial da exposição para a divulgação da Educação e Promoção da saúde, servindo como instrumento de transformação social, além de instrumento pedagógico para a formação do público visitante.


Palavras-chave


centros e museus de ciências; exposição neurosensações; educação e promoção em saúde; divulgação científica

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