Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A ORIGEM DO CORPO HUMANO - FECUNDAÇÃO: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE APLICADA NA SNCT DO IFRJ/CAMPUS MESQUITA
Cristiane Vianna Silva, Raquel Marques Silva

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração e aplicação de um jogo de perguntas e respostas sobre o processo da reprodução humana, focando no processo de fecundação, gestação e doenças sexualmente transmissíveis.  A atividade ocorreu no dia 19/10/2016, no Campus do IFRJ de Mesquita, durante a SNCT, cujo  tema foi “Ciência alimentando o Brasil”. O objetivo da atividade foi levar informação científica ao público, de uma maneira lúdica. O jogo foi montado em oito retângulos de papelão com medida 21 cm x 29,7 cm. Como plano de fundo utilizamos de ambos os lados, uma imagem aonde espermatozoides iam de encontro ao óvulo. De um lado ficavam as perguntas e do outro lado às respostas, ambas revestidas com Contact®, permitindo assim o livre manuseio do material pelo visitante. Para tornar o jogo mais dinâmico, confeccionamos oito retângulos menores, em papel sulfite, igualmente revestidos, com medida 4,5 cm x 7,5 cm com números de 1 a 8. Começamos a atividade perguntando ao visitante o que ele entendia de fecundação e fizemos a proposta de testarmos os seus conhecimentos. As fichas ficavam em ordem numérica, dispostas em duas linhas, de 1 a 4 e de 5 a 8, sobre a mesa, com as perguntas voltadas para cima. Oferecemos ao visitante as fichas com os números e com a numeração voltada pra baixo, o visitante escolhia um dos números como que num sorteio e então era feita a leitura da pergunta respectiva ao número, em voz alta. Após a resposta do visitante solicitamos que o próprio virasse a ficha para ver a resposta certa. Para nos auxiliar durante a mediação, fizemos algumas anotações dos pontos principais da nossa pesquisa, para, caso surgisse alguma dúvida ou questionamento, pudéssemos responder corretamente. A partir dos questionamentos iniciamos conversas informais a respeito do tema. Um considerável número dos visitantes desejou passar pelas oito perguntas, uma pequena parte desejou apenas uma ou duas perguntas. Permitimos que cada visitante respondesse quantas perguntas desejasse, de acordo com seu interesse pelo assunto. Percebemos que formulamos as perguntas com uma linguagem muito técnica, o que foi preciso ser revisto no momento da conversa com o visitante. Em nossa ideia inicial o jogo era formado por nove perguntas, mas retiramos uma que tratava sobre métodos contraceptivos, e como resposta explicava que a pílula do dia seguinte é abortiva. No decorrer da atividade em conversa com uma professora do curso de Especialização do Campus, percebemos que a pergunta deveria ser mantida, apenas fazendo uma reformulação, pois a informação era de utilidade pública. Esse fato mostra como no processo da mediação muitos aspectos da atividade podem ser revistos, reformulados ou reavaliados. Durante toda a apresentação da atividade, atentamos para a linguagem aplicada, pois recebemos público de diversas faixas etárias, o que nos levou a perceber a necessidade de oferecermos dois jogos, um com linguagem para crianças e outro para adultos, pois no decorrer da atividade fizemos muitas adaptações em nossa abordagem do tema. Ao fim de cada apresentação anotamos o sexo dos visitantes, as perguntas sorteadas, as dificuldades nas respostas e os acertos para fazermos uma análise comparativa posterior.

 

 

 


Palavras-chave


fecundação;corpo humano;

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