Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
ALIMENTOS SAUDÁVEIS E QUE PARECEM SAUDÁVEIS.
Leilane Santos Fonseca, Gustavo Furtado Gonçalves Maiato

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O presente trabalho aborda uma dinâmica aplicada durante a SNCT-2016 cujo tema central é Ciência Alimentando o Brasil no campus interno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ / Campus Avançado de Mesquita apresentando ao público informações sobre alguns alimentos que são 100% saudáveis e outros não são tão saudáveis assim de forma a promover a divulgação científica em simultâneo à aprendizagem sobre os alimentos, a partir do elemento lúdico e da adaptação da linguagem voltada para o público – alvo específico (moradores de Mesquita).

O trabalho foi desenvolvido com o propósito de trazer ao consciente a importância de conhecer os alimentos momentos antes de ingeri-los. A proposta que norteou esse trabalho girou em torno de algumas questões a fim de tornar a atividade o mais interacional possível: (1) Você acha que a sua alimentação é saudável? (2) No seu quotidiano, você come mais alimentos saudáveis ou não saudáveis? (3) Você está convidado a degustar de alimentos dispostos nesta mesa, mas, dentre eles, quais você acha que são 100% saudáveis? Depois da amostra grátis de quatros tipos de alimentos, a saber: suco de caixinha, pão integral, barra de cereal e frutas (bananas e maçãs), os convidados foram informados que dois daqueles tipos de alimentos não eram tão saudáveis assim.

As barrinhas de cereal não 100% saudáveis porque contém muito açúcar e o suco de caixinha tem tanto açúcar quanto um refrigerante quando consumido. Já as frutas são saudáveis, assim como o pão integral, porque contêm fibras e hidratos de carbono indispensáveis ao nosso corpo. Pretendeu-se mostrar que algumas características revelam que um alimento não é tão saudável quanto parece. Todavia, alguns alimentos, se consumidos de forma adequada, podem tornar-se aliados para uma saúde daquelas.

A dinâmica da atividade se deu com o jogo Tabuleiro dos Alimentos, a fim de não perder a atenção do público pelo interesse na alimentação. No jogo, de 1 a 3 participantes poderiam participar respondendo a perguntas nutricionais sobre alimentação. Para respostas corretas com a alimentação avançam-se casas; já para as respostas com erros na alimentação voltam-se casas. O jogo termina quando o primeiro participante chega ao fim do percurso, segundo suas respostas sobre boa alimentação. No encerramento da atividade, os participantes receberam uma ficha técnica contendo informações assimiladas por eles durante, bem como a foto do jogo do Tabuleiro dos alimentos, a foto do local onde ele participou da brincadeira e um pequeno resumo nutricional informativo.


Palavras-chave


Alimentação - Divulgação Científica - lúdico

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.