Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PAÍS DA MATEMÁGICA
Dulce de de Barros Gaspar, Chreiva Magalhães Malick, Ludmila Nogueira da Silva

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar o resultado de uma atividade de Divulgação Cientifica (DC) que contribuiu de maneira lúdica com a alfabetização científica na área da matemática. Ele é destinado para o público em geral, constituído de pessoas que expressem o interesse por este tipo de atividade, de forma a contribuir para o aprendizado da Divulgação Cientifica. A atividade foi realizada no IFRJ – Campus Mesquita no Espaço Ciência InterAtiva (ECI), espaço de educação não formal localizado no município de Mesquita, RJ,  no dia 19 de outubro durante a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016”. A partir dessa experiência observa-se a possibilidade de se construir o conhecimento na área da ciência da matemática através de sua prática dentro de um espaço não formal. Neste sentido podemos pensar a Divulgação Cientifica na área da educação para o ensino da matemática nos anos iniciais do primeiro segmento do ensino fundamental, de forma lúdica e divertida. Sabendo-se que a partir da primeira infância se aprende através do reconhecimento de pessoas, nomes e objetos de seu cotidiano. O projeto inicia-se com a apresentação do jogo “Tabuada Divertida”, confeccionada em papel cartão bem colorido com objetos que fazem parte do universo das crianças, como copinhos e canudos descartáveis, os quais foram utilizados para confeccionar o jogo. Neste jogo, o ensino aritmético da multiplicação, divisão, adição e subtração são abordados com o intuito de cada participante construir o saber brincando e interagindo uns com os outros. Assim formando um saber mútuo, construído através da interação entre eles. Após a atividade, os participantes foram convidados a expor os seus pensamentos acerca da forma de utilização do jogo “Tabuada Divertida” para resolver e repensar o ensino da matemática, respondendo uma pesquisa em forma de questionário com cerca de cinco perguntas a respeito dos objetos utilizados na oficina, com a finalidade de atingir o objetivo proposto, ou seja, pensar na Divulgação Cientifica de forma lúdica e divertida para o ensino da matemática. Para finalizar foram ofertadas miniaturas da tabuada para os participantes.


Palavras-chave


divulgação cientifica; tabuada divertida; matemática

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.