Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Marcos Neves Siqueira, Nilza Dias, Jefferson Juvenato

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


A partir da proposta de avaliação da disciplina Divulgação da Ciência: Aspectos Históricos e Contemporâneos, ministrada pelas professoras Lívia Mascarenhas, Ludmila Nogueira e Marta Abdala no curso Lato sensu em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, foi desenvolvido um trabalho sobre sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento. O grupo formado pelos pós-graduandos Jefferson Juvenato, Marcos Siqueira e Nilza Dias recebeu a tarefa de adaptar um tema para um evento de Divulgação Científica que foi apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 19 de outubro de 2016, no Espaço Ciência Interativa do IFRJ. Este evento foi aberto ao público para diversas mostras de atividades de divulgação da ciência. O trabalho foi composto de um banner e dois experimentos: um experimento ilustrou o processo de reciclagem e o outro o processo de reaproveitamento. O cartaz expôs conceitos sobre educação ambiental, sustentabilidade e educação formal e informal, e foi produzido com papelão reaproveitado e barbante. Os experimentos foram pensados para que o público visitante pudesse perceber, concretamente, alguma utilidade e vantagem nos processos de reciclagem e reaproveitamento. Um deles demonstrou a reciclagem de óleo de fritura por meio de produção caseira do sabão. Foram expostos os problemas causados pelo descarte de óleo na natureza, uma receita de como transformar óleo de fritura em sabão, os produtos necessários (óleo e soda cáustica) assim como o sabão pronto. O outro experimento propôs o reaproveitamento de embalagens tetra pak no isolamento térmico de telhados. Foi montada uma maquete de embalagens de leite longa vida para ilustrar um telhado e foi acoplado, ao objeto, uma luminária com lâmpada quente para simbolizar o Sol. O visitante podia, então, localizar sua mão por cima e por baixo do “telhado” e sentir o calor e o isolamento térmico causado pelo uso da embalagem. O trabalho foi coordenado pela professora Martha Abdala, a mesma identificou durante a apresentação, que a abordagem estava um tanto professoral, e também, que não consideramos inicialmente o conhecimento do visitante. Diante desta avaliação, mudamos a abordagem para uma postura mais dialógica e carismática. O trabalho de Divulgação Científica foi desenvolvido no período da manhã e recebeu de forma geral alunos de escolas públicas da região, funcionários e outros visitantes. A exposição recebeu um total de 15 visitantes, que passaram por uma visita mediada por nós. Ao final da mediação, os participantes respondiam algumas perguntas que demonstravam o quanto eles conheciam sobre hábitos sustentáveis e sobre as informações recebidas na exposição. Como resultado das perguntas, dos 15 participantes somente 3 conheciam as informações que o trabalho sobre Sustentabilidade expôs a eles.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Reciclagem; Reaproveitamento

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.