Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
A DANÇA DOS ASTROS
Julia de Freitas Lopes, Elizabeth de Oliveira Galhardi

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Refere-se a um trabalho apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi o movimento de corpos celestes, mais especificamente rotação e revolução lunar e rotação e translação terrestre. Essa atividade foi desenvolvida com o objetivo de associar os conhecimentos de astronomia e eventos cotidianos (dia e noite, ano, fases da Lua, estações do ano) a arte, mais especificamente com samba e forró. Intencionávamos mostrar que a ciência está presente no nosso dia-a-dia e que podemos aprender conhecimentos científicos de forma divertida e descontraída. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina Divulgação Científica: Aspectos Históricos e Contemporâneos, dos professores Lívia Mascarenhas, Ludmila Nogueira e Marta Abdala, tinha por objetivo produzir uma ação de divulgação científica. Foi-nos sugerido o tema movimentos de Lua, Terra e Sol e a partir disso pensamos em associar os movimentos dos corpos celestes a passos de danças. Buscamos na internet vídeos onde passos que representassem esses movimentos fossem executados, buscamos ainda textos que embasassem nossa intervenção como da interação ciência e arte, bem como da interação dança e astronomia. Para a apresentação do trabalho utilizamos dois suportes, um celular e um bloco grande de papel suspenso, fizemos ainda um círculo no chão com uma marcação no centro. A apresentação ocorria da seguinte forma: exibíamos o primeiro vídeo para os visitantes, neste, um casal de mestre-sala e porta-bandeira dançava e enquanto a porta-bandeira girava em torno de si, o mestre-sala girava em torno dela, porém sempre de frente pra parceira. Após exibi-lo perguntávamos aos participantes se aquele movimento executado pelo casal correspondia ao movimento de algum corpo celeste. Em seguida, dávamos uma breve explicação sobre o movimento de rotação e revolução lunar. Daí nós exibimos outro vídeo, com um casal dançando forró. Neste, o rapaz girava a dama em torno dele e a dama ao mesmo tempo em que girava em torno do rapaz, girava também em torno de si mesma. Em seguida repetíamos a pergunta, se o movimento deste casal correspondia ao movimento de algum corpo celeste. Para finalizar, covidamos os visitantes a colocar em prática os movimentos que eles assistiram, utilizando o círculo desenhado no chão. Primeiramente uma dupla representava Lua e Terra, cada um recebia uma esfera que representava um dos corpos celestes. A pessoa que representava a Terra ficava ao centro e a pessoa representando a Lua ficava sobre o círculo, esta era orientada a andar sobre o círculo, sempre de frente para o centro do círculo. Em seguida, os papéis mudavam e o Sol “entrava na dança”, desta vez a pessoa representando o Sol ficava no centro e a pessoa representando a Terra sobre o círculo. Esta andava sobre o círculo enquanto girava em torno de si mesma. A atividade ocorreu divertidamente e com embasamento científico.


Palavras-chave


Divulgação Científica; Arte e Ciência; Movimentos Celestes.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.