Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALÉM DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Aline Rocha Santana da Silva, Marilyn Anderson Alves Bonfim

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


SILVA, Aline Rocha Santana

Bacharel em Administração e Pós-graduanda da Especialização em Educação e Divulgação Científica, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Mesquita, RJ, alinerochass@bol.com.br

BONFIM, Marilyn Anderson Alves

Mestre em Ciência e Tecnologia e Educação, Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, mel.bonfim.fiocruz@gmail.com

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a potencialidade das estratégias de Divulgação Científica (DC) para formação crítica de futuros Técnicos em Administração, buscando identificar as contribuições do uso de atividades, tradicionalmente utilizadas no ensino das ciências naturais, no ensino de Administração. Para isto, está em desenvolvimento um projeto multidisciplinar, em uma turma de um curso técnico em Administração, subsequente ao Ensino Médio, no Instituto Menino Jesus. A proposta é que os alunos, sob orientação da professora da disciplina de Métodos e Técnicas Administrativas, planejem, desenvolvam e analisem os efeitos de um evento de Divulgação Científica, abordando conceitos da Administração aplicados ao cotidiano, tendo como público a comunidade escolar e pessoas das imediações. O tema escolhido, de forma participativa, foi “A Administração nos Esportes” e os alunos foram organizados em 5 grupos, com a responsabilidade pela construção de um módulo interativo por grupo, utilizando o esporte para apresentar os conceitos da área. Cinco esportes foram definidos: o futebol, o atletismo (corrida), o voleibol, o judô e o basquetebol, e o planejamento dos módulos, alinhados aos temas e conceitos da administração, encerraram a primeira etapa do projeto. A segunda etapa, desenvolvimento do projeto, culminou com a realização do evento, em setembro de 2017, em que os grupos interagiram com o público, o grupo que teve como esporte, o futebol, abordou conceitos sobre processos seletivos, o grupo do  atletismo (corrida) fez demonstrações sobre a ideia da motivação, o grupo do voleibol empregou conceitos de liderança, o grupo do judô debateu sobre a importância da estratégia na administração e, finalmente, o grupo do basquete expos as quatro funções administrativas (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar). Durante o evento, o público interagiu de diversas formas com os módulos, especialmente por Hands on (interação manual), em cada mediação os alunos proporam um desafio, como o módulo: “esportes e processos seletivos”, ao final, o público era desafiado a participar de um teste de habilidades, a participação e o retorno positivo desta e das demais propostas foram registradas no diário de campo e por meio de fotografias, que servirão de base para etapa final do projeto, análise dos resultados, que será realizada ainda em 2017, por meio de uma roda de conversa com os alunos. Todo o processo de planejamento, realização e avaliação sobre o evento com os alunos, será analisado para responder à questão que originou esse trabalho, estratégias de Divulgação Científica podem contribuir para a formação crítica de futuros técnicos em Administração.

PALAVRAS-CHAVE: divulgação científica; administração; educação profissional.


Palavras-chave


divulgação científica; administração; educação profissional

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.