Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÃO SOBRE A FIGURA FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS DESENHOS ANIMADOS “LABORATÓRIO DE DEXTER” E “JOHNNY TEST”
Fabiana Gama Chimes, Lívia Mascarenhas de Paula

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Atualmente, poucos são os desenhos animados que abordam a figura feminina na ciência. Naqueles que abordam diretamente o fazer científico, em especial, os voltados para as ciências naturais e exatas, em sua maioria, são figuras masculinas representadas como personagens principais em seus laboratórios e atividades. Poucos desenhos retratam a figura feminina como a personagem principal neste contexto. Tendo em vista a grande influência que esses desenhos podem apresentar no desenvolvimento de representações das crianças, o baixo número de desenhos animados que apresentam a figura feminina como atuante na ciência, pode se constituir como mais uma ferramenta de desestímulo para que meninas sigam a carreia científica, principalmente devido a forma distanciada e por vezes até errônea em que é apresentada. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é verificar de que maneira a figura feminina é representada dentro do universo das ciências naturais e exatas em dois desenhos animados que tratam diretamente de temas relacionados à ciência e ao fazer científico, são eles: “O laboratório de Dexter” e “Johnny Test”, ambos desenhos transmitidos pelo Cartoon Network e, na TV aberta, exibidos na Rede Record, com classificação livre. Através da análise de um episódio de cada desenho, para introduzir os mesmos como objeto de estudo, observaremos como a figura feminina é representada em tais episódios e a diferença do espaço e da representação que a menina tem em ambiente científico. Utilizaremos a análise livre para elencar as características principais de cada desenho. Com o estudo em fase inicial esperamos com as análises apontar e problematizar a abordagem das personagens femininas nos referidos desenhos e como as mesmas são construídas. A ideia de abordar a figura feminina cientista deve-se a problemática do baixo índice de pessoas do sexo feminino nos postos mais elevados das carreiras científicas. Uma imagem desfavorável a cientista não funciona como atrativo para que as futuras figuras femininas do meio científico tenham interesse na carreira.


Palavras-chave


desenho animado, ciência, gênero

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.