Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO
Emília Jorge Constantino, Lêda Glicério Mendonça

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O trabalho em referência busca realizar um levantamento sobre o que tem sido divulgado e feito nas pesquisas científicas para as pessoas com necessidades educacionais especiais e sua inclusão ao ensino de ciências. Pretende-se desta forma fazer um mapeamento sobre pesquisas em educação científica e ensino de ciências que contemplem as políticas públicas e práticas pedagógicas aplicadas para pessoas com algum tipo de deficiência visual, auditiva, intelectual e físico-motora, tendo como interesse principal encontrar o que se tem feito em relação à inclusão de autistas na educação científica. A principal fonte de busca escolhida foi o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas suas últimas quatro edições. Parte-se da hipótese que não há muitos estudos direcionados objetivamente aos alunos com transtorno de espectro autista. Por isso, iniciamos a busca de forma mais ampla com as palavras chave: educação inclusiva (22 ocorrências); educação especial (6 ocorrências); necessidades especiais (1 ocorrência); autismo (2 ocorrências), sendo estes dois últimos trabalhos apresentados nas edições mais recentes do ENPEC.  A importância deste trabalho de revisão bibliográfica é apontar se houve crescimento no interesse dos pesquisadores da área nas questões relativas ao processo de ensino-aprendizagem do indivíduo autista e tentar perceber, a partir do que existe, que contribuições ainda podem ser feitas neste sentido. Atualmente muito se tem discutido sobre a educação inclusiva e sua importância para a sociedade, porém tornam-se necessárias pesquisas baseadas nas diferentes necessidades especiais para que verdadeiramente todos estejam inseridos. O ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) foi escolhido por ser um importante veículo de divulgação científica de pesquisadores interessados nas questões de ensino e educação das Ciências. Desta forma, este trabalho pretende mapear as pesquisas das quatro últimas edições do ENPEC sobre os diferentes estudos da educação inclusiva, apontar a escassez de trabalhos direcionados aos indivíduos autistas e levar assim uma maior conscientização sobre a importância do tema, para, em uma etapa futura, tentar contribuir com propostas que possam torna-los de fato incluídos na sociedade.


Palavras-chave


Educação Científica; Educação Inclusiva; Educação especial; Necessidades Específicas; Autismo.

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