Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Samantha Andrade Rosa, Fernanda Azevedo Veneu

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Apresentam-se, aqui, o levantamento bibliográfico e a análise dos conteúdos dos textos selecionados para compor a pesquisa realizada no curso de especialização em Educação e Divulgação Científica, no campus Mesquita. Durante a pesquisa (de viés qualitativo), pretende-se avaliar a percepção de 10 professores de uma escola federal de ensino médio técnico, localizada na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro), quanto à biblioteca como espaço de divulgação científica. Preliminarmente, foram selecionados 13 textos. Após a leitura aprofundada, sete foram descartados por não tratarem sobre divulgação científica no contexto específico das bibliotecas, restando seis textos, os quais foram analisados segundo o tipo de biblioteca estudado, os conceitos de divulgação científica adotados, o tipo de pesquisa (qualitativa ou quantitativa), se apresentavam exemplos de atividades de divulgação científica realizados em bibliotecas ou se tratavam de pesquisas teóricas. Desse total, em dois, avaliava-se a percepção dos especialistas sobre a biblioteca como espaço para a divulgação científica. Em outros dois, apresentavam-se pesquisas sobre divulgação científica realizadas por bibliotecas universitárias e nos dois restantes abordaram-se ações de divulgação científica em bibliotecas. Dentre as ações apresentadas, estão exposições, exibição de filmes científicos, contação de histórias, debates com cientistas. A análise dos textos revelou que, segundo o que consta na literatura, o conceito de divulgação científica não está claro para os bibliotecários, uma vez que o termo é utilizado nos trabalhos selecionados como sinônimo de comunicação cientifica ou disseminação da informação. Além disso, há poucas ações de divulgação científica realizadas pelas bibliotecas. Entre os motivos que podem explicar baixa quantidade de ações estão o desconhecimento, por parte dos bibliotecários, dos conceitos relacionados à divulgação científica, a falta de planejamento dos sistemas de bibliotecas (no caso das bibliotecas universitárias) e a falta de preparo destes profissionais para a transposição didática. Os resultados encontrados contribuem para uma melhor compreensão deste tema e das possibilidades de atuação das bibliotecas.


Palavras-chave


Divulgação científica, bibliotecas, levantamento bibliográfico

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