Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
O USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOCIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DO TERREMOTO OCORRIDO NO MÉXICO EM 08 DE SETEMBRO DE 2017
Jefferson Juvenato Souza

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Pesquisas recentes demonstram que os meios de Divulgação Científica (DC) frequentemente vêm sendo utilizados como aportes importantes para a abordagem de determinados assuntos em diferentes ramos do ensino. Esse fato é constado devido características intrínsecas a DC que à coloca num campo que utiliza capilaridades como:  atualidade, pertinência, linguagem, público alvo, transposição didática entre especialista e público leigo e também a abrangência de meios de comunicação. Partindo dessas premissas, juntamente com a necessidade de se pensar propostas que tente dialogar com a realidade atual do ensino fundamental, onde em muitos momentos o ensino é feito apenas através de livros didáticos e exposição oral por parte dos educadores o que torna o ensino em muitos momentos maçante e distante da realidade dos alunos. Nossos esforços voltam-se para a tentativa de construção de uma proposta interdisciplinar que utilize as capilaridades entre Geografia, Ciências e História junto a Divulgação Científica na tentativa de construção de atividades que possam de potencializar a reflexão e aprendizagem a cerca de conceitos geocientíficos em uma turma de ensino fundamental da rede pública de Nova Iguaçu. Os temas geocientíficos compõem o corpo de estudos das Geociências, ou Ciências da Terra, como a geologia, geomorfologia dentre outras envol­vem todas as ciências que estudam o planeta, incluindo geosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera e atualmente a antroposfera. Fazem parte dos documentos que regem os currículos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas propostas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares do município onde a escola está inserida, e assim, estando fragmentado em diferentes disciplinas o que em muitos momentos causa dificuldades no processo de dialogo e assimilação destes conceitos. Sendo assim, nossa proposta consiste em selecionar, organizar e utilizar matérias de diferentes canais de DC tendo como mote norteador notícias sobre o ultimo terremoto ocorrido no México em 08 de setembro de 2017, como dinamizador e sensibilizador na tentativa de potencializar propostas interdisciplinares e aprendizagem em torno dos temas abordados. A validação da aprendizagem será feita a partir da construção da narrativa dos alunos envolvidos nas atividades.

Palavras-chave


Divulgação Científica; Conceitos geocientíficos; Ensino Fundamental; Interdisplinalidade; Ensino de Ciências

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.