Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A SAÚDE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ESTUDO DE CASO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Thaís Parméra, Roberta Valoura Reimão, Maylta Brandão Anjos

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O homem e a organização social exercem atividades econômicas que impactam positiva e negativamente a natureza. Nesta relação, destacam-se os problemas ambientais que incidem diretamente sobre a saúde. A Educação Ambiental deve discutir o ambiente físico, a realidade local e a complexidade das relações entre a sociedade e o meio ambiente. Desta forma, é necessário que a saúde local seja contextualizada, destacando-se os cuidados com a prevenção de doenças e a gestão dos fatores ambientais deletérios a saúde. As políticas públicas são elementos de extrema importância para a mudança social de um país e atualmente a principal função do Estado é promover o bem-estar da sociedade, sendo que para garantir este bem-estar, são necessárias várias ações e atuações em diversos campos como saúde, educação e meio ambiente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar um breve panorama sobre os temas saúde, meio ambiente, políticas públicas e como estes assuntos se relacionam com a Educação Ambiental. Para isto foram feitos levantamentos bibliográficos e análises do Programa Saúde na Escola, que é uma política pública integradora da saúde ambiental na educação, além de um relato sobre uma ação prática de política pública deste programa na cidade do Rio de Janeiro através de análises críticas. A escola e a saúde podem trabalhar em conjunto para promover a cidadania plena, porque a escola é uma instituição onde o espaço de construção de saberes, pensamento crítico e político e valores interferem diretamente na sociedade. O Programa Saúde na Escola, é uma política de integração e articulação permanentes da educação em saúde com a intenção de melhorar a qualidade de vida da população, assim, a ação “Minha cidade sem mosquito- Em meio ambiente bem cuidado mosquito não se cria” procura a mobilização de forma a fortalecer a participação crítica e cidadã que esteja incluída no estabelecimento de conhecimentos, valores e atitudes envolvidas no controle do Aedes aegypti.


Palavras-chave


saúde; educação ambiental; políticas públicas.

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