Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A CIÊNCIA E ARTE PARA O ENSINO DA CERÂMICA: A PRODUÇÃO DE CERÂMICA E PRÁTICAS DE QUEIMAS RUDIMENTARES
Thalles Yvson Alves de Souza, Bianca da Silva Maranhão, Rafael Grillo Fernandes de Oliveira

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O estudo apresenta um panorama do processo de construção das técnicas da cerâmica através da história das civilizações onde fragmentos arqueológicos apontam para uma produção que remonta mais de cinco mil anos. A cerâmica é uma técnica artística tão antiga quanto o pensamento humano, feita de modo simples. Sabe-se que diversas culturas desenvolveram processos de trabalhar a argila para a produção cerâmica, seja no campo dos objetos utilitários, seja no campo da produção artística e mais atualmente no campo da cerâmica técnica e industrial para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico e mecânico como, por exemplo: a fabricação de componentes de foguetes espaciais, devido à sua durabilidade. Estudar a cerâmica e a sua história – por assim dizer – é estudar a história das civilizações, onde encontramos elementos sobre os quais podemos reconstruir os hábitos, as ciências, as crenças e diversas possibilidades para o ensino artístico no contexto educacional. A cerâmica é produzida a partir da argila, encontrada com facilidade em nosso dia a dia, e que é um material que apresenta uma plasticidade de fácil modelagem em condições pré-determinadas e que depois de moldada quando submetida a altas temperaturas, adquire rigidez e resistência por conta da fusão dos componentes da massa e podendo receber alguns tipos de pinturas e esmaltes na superfície. Os objetivos deste estudo tratam do entendimento das composições químicas dos materiais de uso para massa cerâmica; domínio de modelos de fornos e procedimentos de queimas de cerâmicas; desenvolvimento técnicas de modelagem para uma produção de cerâmica artística; sistematização de uma proposta para a popularização do ensino de Ciência e Arte através da cerâmica. O foco da investigação deu-se através da análise de atividades já desenvolvidas pelo grupo de extensão Coletivo Artístico- CoAr na UFRRJ e em participações em eventos como o FICA e o Encontro de Ceramistas em Paraty e atividades ainda programadas para estabelecer uma relação entre o conhecimento e a ação. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa norteada por experimentações nas confecções das massas cerâmicas, as modelagens e também toda a mecânica de queima estabelecida ancestralmente e assim organizar e sistematizar uma prática. Agimos de maneira que as pesquisas e a prática envolvam toda a comunidade, desde a escolar aos artesãos e oleiros que encontramos na região de Seropédica e cidades vizinhas região e proximidades, no campo do estudo da arte e da ciência investigando diversos processos de produção e buscando uma relação de aplicabilidade possível do ensino artístico com uma linguagem acessível. Esperamos, como resultado, uma popularização do conhecimento cientifico e do fazer artístico através da vivência e das práticas coletivas e colaborativas realizadas entre os proponentes das atividades e a comunidade local aonde serão propostas as atividades; a promoção dos conhecimentos eruditos junto aos conhecimentos populares que visa reestabelecer o contato com práticas ancestrais promovendo uma identificação e um sentimento de pertencimento maior aos envolvidos no processo.

Palavras-chave: cerâmica: ciência e arte; história da produção em cerâmica.


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