Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO REGULAR OBRIGATÓRIO.
Débora Oliveira de Melo RICIO, Camylla Abrantes Macedo de Oliveira, Juliene SABACK Lemos, Aline MAGALHÃES Soares, Marcella Barbosa GUIMARÃES Pereira

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Sabe-se que a educação inclusiva se faz necessária cada vez mais no sistema educacional brasileiro. É direito de todo cidadão ter acesso à educação de qualidade e de forma efetiva para que assim se tenha direito à igualdade de oportunidades e diminuição da discriminação que ainda é tão grande com os deficientes. De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu artigo 1º “é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando à inclusão e cidadania”. Em vista disto, o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, é norteador no referencial inclusivo. Mesmo com leis específicas, que asseguram a aplicação do ensino de LIBRAS como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs é verificado a superficialidade da modalidade dentro das instituições de ensino. No dia 10/10/2017, no Curso de Formação Inicial e Continuada de Professores em Ensino de Ciências Naturais, oferecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Mesquita, foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, do Campus Avançado Mesquita, Débora Ricio, a aula com o título: Tópicos de Inclusão com ênfase em LIBRAS para a turma de professores do referido cursos que, em sua maioria, são lotados no município de Queimados. Percebeu-se que os professores são bastante interessados no que diz respeito ao tema, contribuindo com experiências que tiveram em sala de aula e até mesmo que tiveram durante seu período de formação docente. Grande parte destes teve a disciplina de LIBRAS na graduação, porém muitas dúvidas foram percebidas, assim como a falta de segurança para fazer uso da mesma, alegando ser muito difícil. Esses problemas podem ser relacionados ao ensino superficial que os cursos de Magistério em nível médio e superior oferecem. As práticas realizadas durante a aula, como movimentos corporais e expressões faciais para representar palavras, frases ou ideias, não sendo necessário utilizar por todo o tempo o alfabeto na comunicação, foram fundamentais para que os professores percebessem que conhecer e aprender LIBRAS como segunda língua não é difícil e pode ser um grande diferencial nas turmas onde há alunos surdos. Para que se tenha uma melhor inclusão destes alunos na escola desde a educação infantil, o preparo dos professores é essencial para que ele sinta-se incluído no ambiente escolar. Sendo assim, o curso de LIBRAS oferecido pelo IFRJ Campus Mesquita vem para reforçar a importância do oferecimento desta língua e ampliar a acessibilidade e a inclusão de cidadãos surdos nas instituições educacionais brasileiras, assim como em espaços de divulgação da ciência, sendo fundamental na garantia dos direitos humanos da pessoa com diversidade funcional, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e do conhecimento científico, através de profissionais capacitados.

 


Palavras-chave


formação de professores; libras; educação inclusiva; acessibilidade.

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