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POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REVISITANDO SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Krystina Célia Correia

Última alteração: 2017-10-18

Resumo


Este trabalho é uma reflexão sobre os desafios de se trabalhar a Educação Ambiental (EA) em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), isto é, uma proposta de levantar pressupostos, considerando que conhecer a legislação ambiental é um dos caminhos a ser percorrido pelo educador ambiental. A escolha da PNEA para esse estudo foi o caráter relevante desta lei federal que possibilita a abertura de um espaço institucional para tratar a EA como campo obrigatório. No que tange a operacionalização da EA, a PNEA não consegue oferecer orientação prática para o educador, a não ser a partir de seus princípios e objetivos que oferece algumas diretrizes, entretanto o que fazer dada a complexidade da dimensão ambiental? Ademais, este trabalho procura entender ou explicar parcialmente a PNEA, quanto a sua importância e aplicabilidade como legislação vigente no Brasil. O enfoque interdisciplinar na educação apresenta-se como superação da fragmentação do conhecimento. A inter relação entre as diferentes disciplinas favorece o enriquecimento ao abordar um tema. Esta abordagem interdisciplinar defende a superação da fragmentação do saber e a PNEA trata a questão da importância do enfoque interdisciplinar como essencial para o desenvolvimento da EA no Brasil. Em última instância, a PNEA não evita o plano do discurso vazio do caminho para a sustentabilidade. O tamanho do desafio do educador é enorme frente a uma ordem de fatores que requer não somente o seu conhecimento, mas também seu engajamento, disponibilidade e total disposição ao fazer intelectual e operacional. Por esta razão, deve-se entender o contexto em que a sociedade vive hoje, para que se fundamente o importante papel da educação, e principalmente, da educação ambiental, na mudança de um paradigma conservador e linear para um olhar integrador do mundo. Por enquanto, o educador fica à deriva no oceano da legislação ambiental brasileira. A proposta deste trabalho foi contribuir para que seja possível retomar um pouco do leme e obter uma rota favorável para um cuidado novo, efetivo e eficaz em relação à natureza e às pessoas.

 


Palavras-chave


educação ambiental; educador; legislação ambiental

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