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LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS:AÇÕES NO CAMPO AMBIENTAL-O ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO
Ana Paula de Jesus Tavares, Maylta Brandão dos Anjos

Última alteração: 2017-10-18

Resumo


O estudo refere-se a uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no IFRJ, cujo cenário é uma escola do ensino fundamental. Período cujo foco central assumido é o da alfabetização e do desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. O ensino de ciências permanece marginalizado na ausência de práticas contextualizadas e no uso dos livros didáticos, quase sem contestação de sua efetividade numa  alfabetização científica, ora pela urgência em alfabetizar no mundo da escrita e leitura, ora pelo desconhecimento de que há outras possibilidades de propor um ensino de ciências contextualizado, com questionamento do mundo e do ambiente à sua volta.

Nosso problema é norteado pela seguinte questão: De que forma a literatura abre discussões e amplia o conhecimento dos alunos em temáticas ambientais? Como gerar discussões no campo ambiental em turmas do ensino fundamental a partir de uma abordagem literária?

Nosso trabalho visa relatar experiências vivenciadas em turmas das séries iniciais utilizando a literatura infantil e o ensino de ciências como fio condutor e problematizador para as discussões ambientais. Utilizando textos de Ruth Rocha e de Ana Maria Machado, presenças literárias marcantes no universo infantil, propomos atividades pedagógicas que propiciam a curiosidade, estimulam a reflexão e o diálogo participativo. É nosso desejo que estas ações se dêem em um ambiente lúdico, promovendo a interação dos alunos com o texto e a ciência. Capaz de gerar uma análise do que os alunos percebem como meio ambiente. As suas ideias sobre meio ambiente e sobre educação ambiental crítica estão inseridas neste contexto de trabalho: interdisciplinar e carregado de significados. Utilizamos como referencial teórico as concepções de Educação Ambiental crítica e de interdisciplinaridade aliadas numa pesquisa em que os alunos são sujeitos de seu aprendizado. O trabalho refere-se ao reconhecimento do papel amplificador da literatura como um estímulo à problematização sobre temáticas ambientais de forma crítica.

 

 

 


Palavras-chave


Relato de experiência, ensino de ciências, literatura infantil.

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