Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicação Oral

Clarice para além do Rio da Prata: o caso do Archivo Histórico de Revistas Argentinas
Rosália Aparecida da Silva, Rony Márcio Cardoso Ferreira
Clarice Lispector infantojuvenil: considerações sobre as obras para crianças e jovens
ANDRÉ MACEDO
A Solitária em A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves Cruz
Sérgio Carvalho Portilho
Clarice Lispector: literatura e saber trágico em A paixão segundo G.H.
Luiz Lopes
A LITERATURA DIGITAL NOS CURRÍCULOS ESCOLARES E NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Abinalio Ubiratan Cruz Subrinho
FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTO ESCOLAR: reflexões sobre práticas de ensino a partir do letramento literário
Rômulo Silvestre Mendes
A CRÔNICA LITERÁRIA: O GÊNERO DISCURSIVO PARA DESENVOLVER A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Regina Alves da Silva
Biblioteca e cultura: entrelaçando livros, leituras e leitores/as
Maria Aurora Neta
A heterogeneidade como fator determinante no planejamento das aulas de inglês para fins específicos: a questão do material didático na EJA
Adriana Mesquita Rigueira
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO PARANÁ
Andréia Carmona Ramires, Camila Tamborim
LEITURA ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): uma proposta de unidade de ensino
Rômulo Albuquerque, Lucas Alves Selhorst
Prospectos da aplicação do ChatGPT no ensino de LinFE
Leonardo Cabral, Claudia Rebello dos Santos
What’s on your playlist? Ensino e aprendizado de inglês no Ensino Médio Integrado
Clauber Ribeiro Cruz, Milene Francisco de Almeida
Polissemia e homonímia na sala de aula: Reflexões sobre o ensino de semântica para a Educação Básica
Geraldo José Rodrigues Liska
A SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Lauro Gomes
Sequência didática com dicionários onomasiológicos: um olhar para os aspectos semânticos
Renan do Socorro dos Santos Borges
O fenômeno semântico-pragmático da modalização no ensino de língua: uma proposição para a leitura, a produção textual e a análise linguística
Erivaldo Pereira do Nascimento
A Semântica como ferramenta potencializadora da aprendizagem de português como língua adicional.
Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza, José Wellisten Abreu de Souza
Representação feminina no ensino de língua e literatura: “A princesa que escolhia” em foco
Dennis Castanheira, Julia Duarte
Uma abordagem integradora para a representação da mulher no ensino de literatura em Espanhol como Língua Estrangeira
Ingrid Karina Morales Pinilla
Mulher-Maravilha e o Feminismo
Lucas Souza Mathias
O feminicídio no discurso jornalístico popular
Luciana da Silva Gomes
DEUSA, LOUCA OU FEITICEIRA? UMA ANÁLISE DE CASO DA ESTEREOTIPAGEM DA MULHER NA PUBLICIDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI )
Alessandro Alves Dos Santos
A Leitura Fácil como estratégia de mediação de leitura para pessoas com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
POEMATA JUVENIL: LETRAMENTO LITERÁRIO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM UMA ESCOLA EM CURUÇÁ, PARÁ
MARCOS DA SILVA CRUZ
Reading Literature: desafios e propostas para trabalhar a Literatura nas aulas de Língua Inglesa
Sara Gonçalves Rabelo
DOS ARADOS DE RESSIGNIFICÂNCIAS E DAS TRILHAS AFETIVAS: UMA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA EM “TORTO ARADO”
LISANDRA ribeiro PIMENTEL
Chama o Padlet para a roda de leitura!
Tâmara Lyz Milhomem
Literatura de autoria indígena brasileira: escritores, escritoras e principais temáticas
Letícia Santana Stacciarini
A COMPREENSÃO DOS CONTOS LITERÁRIOS DA LÍNGUA INDÍGENA KADIWÉU ATRAVÉS DA CATEGORIA GRAMATICAL DE EVIDENCIALIDADE
MARIANY ALENCAR COUTO
A POÉTICA DE JUVENAL PAYAYÁ EM NHEENGUERA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LITERATURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Leiane Carla Aquino de Oliveira Cohim
Glotopolítica Indígena: conceitos e prática de ensino de (língua)gem no Território Etnoeducacional do Médio Xingu
Nelivaldo Cardoso Santana
Desenvolvendo o Pensamento figurado na sala de aula: mapeamentos metafóricos e metonímicos em evidência.
John Richart Schabarum
Cognição e linguagens: aspectos da mediação pedagógica no desenvolvimento da escrita em sala de aula
Fernando Henrique Ribeiro Lima
A contribuição do uso das tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado para alunos surdos.
Lucelia Mateus Lima, Everson Manjinski
AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA PARA O ENSINO DE LEITURA DE TEXTOS VIRTUAIS NA AULA DE INGLÊS
CAIQUE SOUZA ALVES, MAÍRA AVELAR MIRANDA
Atividades de leitura sob o viés dos níveis hierárquicos de sentido
Dohane Julliana Roberto
Contribuições da Cartografia Sintática para o ensino de advérbios na sala de aula de língua portuguesa
Matheus Gomes Alves
As relações entre as estratégias de tópico marcado nas redações escolares nos anos finais do ensino fundamental e o grau de letramento dos estudantes
Simone Barbosa de Oliveira
Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumental
Lúcio Lima Lima Junior
Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumental
Lúcio Lima Lima Junior, Juliana Barros Nespoli
CONJUGANDO DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INTERROGATIVAS POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS FORMAIS
MAYARA Nicolau de Paula
A construção de um workshop para atualização de professores de português visando uma abordagem científica do ensino de gramática
Ana Luiza Oliveira Melo, Mayara Nicolau de Paula
A feroz função de viver: o nome e as construções romanescas do sujeito feminino moderno em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector
Heloísa Iaconis da Costa


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .