Minicurso
Letramento crítico no ensino de línguas: reflexões e prática | |
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson |
Prosa, verso e pixel: criando alternativas de ensino a partir de narrativas negras ou afro-diaspóricas. | |
Alessandra Gomes da Silva |
A Teoria Cognitiva de Aprendizado Multimídia e Recursos Pedagógicos Multimodais | |
Leila Maria Taveira Monteiro |
Estratégias de ensino e adaptação de material didático de Língua Portuguesa para estudantes surdos/as | |
Gabriela Serenini Prado Santos Salgado |
A potencialidade da literatura afro brasileira do século XIX para a Educação Básica (Ensino Médio) | |
Rosana da Silva Cuba, Raquel Cardoso de Faria e Custódio |
Cultura maker, games e gamificação: possibilidades pedagógicas | |
Geraldo Jose Rodrigues Liska |
Comunicação Oral
Literatura na escola: o real, o possível e o necessário. | |
Matheus Taylor Souza Borges |
AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Paulo Alexandre Filho, Yngrid Karolline Mendonça Costa |
Plataforma Scratch: um ambiente para o ensino e a produção de textos multimodais | |
Diego Francelino dos Santos |
Cultura Maker na Educação: possibilidades de ensino colaborativo por meio da gamificação e dos multiletramentos. | |
Luciana Lopes Benvindo |
Formação docente e discurso: A leitura de contos para abordar assuntos multiculturais no Ensino Fundamental – Anos Finais | |
Moisés Moreira da Silva |
Inquietações (im) pertinentes sobre o letramento digital e a formação inicial do professor de língua portuguesa | |
Felipe Roberto Martins |
Como línguas estrangeiras são apresentadas aos alunos do ensino médio? Reflexões sobre as páginas iniciais de materiais didáticos | |
Juliana de Sá França, Franciele Luzia de Oliveira Orsatto |
A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVAMENTE ORIENTADA E O ENSINO DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM | |
Welton Pereira e Silva |
ANÁLISE DO DISCURSO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO | |
Hiago Higor de Lima |
O ENSINO DO ITALIANO NA OAB | |
Wânia Cristiane Beloni |
Video Job Interviews: preparando alunos para o mercado de trabalho no contexto da pandemia | |
Renata Ribeiro Guimarães da Cruz |
Tecnologias digitais e formação de professores: a dimensão educacional do Youtube | |
Francielle de Queiroz Zurdo |
O uso da tecnologia digital para a alfabetização científica na Educação Básica | |
Augusto Correia Augusto |
A pedagogia de projetos e o letramento digital no desenvolvimento da competência leitora do aluno do Ensino Fundamental | |
Camila Martins Pereira |
Formação de condutores em foco: aplicando multimodalidade e gamificação no ensino-aprendizagem | |
Breno Lopes Molina, Beatriz Gaydeczka |
ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO EIXO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS DE LEITURA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM” | |
Verônica Lorenset Padoin, Francieli Matzenbacher Pinton |
A variação linguística no livro didático: análise e proposta à luz da sociolinguística | |
Maristela Fernandes Mendes Falcão |
O ensino da transitividade na educação básica: uma análise do objeto indireto em livros didáticos | |
Lívia Valili |
O estágio supervisionado de Língua Portuguesa na Pandemia de Covid 19: a elaboração de materiais didáticos para a Educação Básica em contexto de ensino remoto | |
Fabiana Giovani, Ana Cláudia de Souza |
UMA ANÁLISE PELO OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: A COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carla Giovana Campos, Ana Paula Pelegrinelli de Farias Lima |
O papel da Língua Inglesa na formação de multileitores: reflexões a partir dos documentos oficiais para a Educação Básica | |
Ana Paula Domingos Baladeli |
TikTok na aula de língua portuguesa | |
Aline Gastardeli Tavares da Câmara |
A produção de texto multimodal e as ferramentas digitais | |
Eurico Rosa da Silva Júnior |
É DESDE A INFÂNCIA QUE SE APRENDE! ATIVIDADE SOCIAL E MULTILETRAMENTOS ENVIESADOS PELA LITERATURA NOS ANOS INICIAIS | |
Carolina Favaretto Santos, Cláudia Cristina Ferreira |
Curtindo a aula adoidado: o cinema juvenil da década de 80 como prática de reflexão social e multiletramentos no ensino de língua inglesa | |
Luciana Maira de Sales Pereira |
DENTRO DO TRACEJO POÉTICO REGIDO POR EROS: O (MAL)DITO DESEJO NAS MÃOS DE ADÉLIA PRADO | |
Guilherme Ewerton Alves de Assis, Hermano de França Rodrigues |
O DISCURSO POÉTICO DAS VOZES FEMININAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS | |
Rosivânia dos Santos, José André Souza Silva |
A alma é feita de chão: Ondjaki e o reinício do ser | |
Paulo Sérgio Borges David Mudeh |
Personas da feminilidade orgástica: rebentos eróticos na poieses de Martha Medeiros | |
Silvio Tony Santos Oliveira |
De poemas e tambores: lírica e ancestralidade em Carlos de Assumpção | |
Sandro Adriano da Silva |
Saberes, culturas e identidades étnicas em literatura indígena: a extensão como espaço de diálogo, aproximação e construção | |
Ana Paula Marques Beato-Canato, Rogério Back |
A Literatura-Mundo na formação de professores de FLE: uma dívida cultural com a África Francófona | |
Júlia Hartmann das Chagas |
Por que é importante o uso do gênero lírico nas aulas de língua inglesa? | |
Leonardo Jovelino Almeida de Lima |
A abordagem da cultura em um livro didático de língua japonesa utilizado em escolas públicas paulistas de educação básica | |
Simone F. Felippe Nagumo |
Mostra de línguas: relato de uma experiência de ensino de línguas aliado à questão cultural com discentes do curso de guia de turismo | |
Maiara Alvim de Almeida, Paula Fernanda Vicente Rosa |
LETRAMENTO ESCOLAR: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Antonio Pereira Lontras Junior, Adriana Moreira de Souza Corrêa |
Critérios empiricamente desenvolvidos para a avaliação do conhecimento específico e metalinguagem do professor de Língua Estrangeira | |
Diego Fernando de Oliveira |
A questão do erro linguístico: contribuições da linguística para ensino de língua na educação básica | |
Quezia dos Santos Lopes Oliveira |
Práticas de formação docente inicial e contínua: reflexões por meio de narrativas de vida | |
Mateus Esteves de Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de Oliveira |
Escrita de pré-universitários: relações dialógicas por meio do tempo e do espaço | |
Fabrício José da Silva |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .