Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Minicurso

Letramento crítico no ensino de línguas: reflexões e prática
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson
Prosa, verso e pixel: criando alternativas de ensino a partir de narrativas negras ou afro-diaspóricas.
Alessandra Gomes da Silva
A Teoria Cognitiva de Aprendizado Multimídia e Recursos Pedagógicos Multimodais
Leila Maria Taveira Monteiro
Estratégias de ensino e adaptação de material didático de Língua Portuguesa para estudantes surdos/as
Gabriela Serenini Prado Santos Salgado
A potencialidade da literatura afro brasileira do século XIX para a Educação Básica (Ensino Médio)
Rosana da Silva Cuba, Raquel Cardoso de Faria e Custódio
Cultura maker, games e gamificação: possibilidades pedagógicas
Geraldo Jose Rodrigues Liska

Comunicação Oral

Literatura na escola: o real, o possível e o necessário.
Matheus Taylor Souza Borges
AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Paulo Alexandre Filho, Yngrid Karolline Mendonça Costa
Plataforma Scratch: um ambiente para o ensino e a produção de textos multimodais
Diego Francelino dos Santos
Cultura Maker na Educação: possibilidades de ensino colaborativo por meio da gamificação e dos multiletramentos.
Luciana Lopes Benvindo
Formação docente e discurso: A leitura de contos para abordar assuntos multiculturais no Ensino Fundamental – Anos Finais
Moisés Moreira da Silva
Inquietações (im) pertinentes sobre o letramento digital e a formação inicial do professor de língua portuguesa
Felipe Roberto Martins
Como línguas estrangeiras são apresentadas aos alunos do ensino médio? Reflexões sobre as páginas iniciais de materiais didáticos
Juliana de Sá França, Franciele Luzia de Oliveira Orsatto
A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVAMENTE ORIENTADA E O ENSINO DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM
Welton Pereira e Silva
ANÁLISE DO DISCURSO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
Hiago Higor de Lima
O ENSINO DO ITALIANO NA OAB
Wânia Cristiane Beloni
Video Job Interviews: preparando alunos para o mercado de trabalho no contexto da pandemia
Renata Ribeiro Guimarães da Cruz
Tecnologias digitais e formação de professores: a dimensão educacional do Youtube
Francielle de Queiroz Zurdo
O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s) Como Parceiro Significativo nas Ações Pedagógicas do Educador para Desenvolver Práticas Integrativas na Área de Ciências das Religiões.
Joana dArc Araujo Silva
O uso da tecnologia digital para a alfabetização científica na Educação Básica
Augusto Correia Augusto
A pedagogia de projetos e o letramento digital no desenvolvimento da competência leitora do aluno do Ensino Fundamental
Camila Martins Pereira
Formação de condutores em foco: aplicando multimodalidade e gamificação no ensino-aprendizagem
Breno Lopes Molina, Beatriz Gaydeczka
ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO EIXO ARTICULADOR DAS PRÁTICAS DE LEITURA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM”
Verônica Lorenset Padoin, Francieli Matzenbacher Pinton
A variação linguística no livro didático: análise e proposta à luz da sociolinguística
Maristela Fernandes Mendes Falcão
O ensino da transitividade na educação básica: uma análise do objeto indireto em livros didáticos
Lívia Valili
O estágio supervisionado de Língua Portuguesa na Pandemia de Covid 19: a elaboração de materiais didáticos para a Educação Básica em contexto de ensino remoto
Fabiana Giovani, Ana Cláudia de Souza
UMA ANÁLISE PELO OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: A COLEÇÃO SINGULAR E PLURAL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carla Giovana Campos, Ana Paula Pelegrinelli de Farias Lima
O papel da Língua Inglesa na formação de multileitores: reflexões a partir dos documentos oficiais para a Educação Básica
Ana Paula Domingos Baladeli
TikTok na aula de língua portuguesa
Aline Gastardeli Tavares da Câmara
A produção de texto multimodal e as ferramentas digitais
Eurico Rosa da Silva Júnior
É DESDE A INFÂNCIA QUE SE APRENDE! ATIVIDADE SOCIAL E MULTILETRAMENTOS ENVIESADOS PELA LITERATURA NOS ANOS INICIAIS
Carolina Favaretto Santos, Cláudia Cristina Ferreira
Curtindo a aula adoidado: o cinema juvenil da década de 80 como prática de reflexão social e multiletramentos no ensino de língua inglesa
Luciana Maira de Sales Pereira
DENTRO DO TRACEJO POÉTICO REGIDO POR EROS: O (MAL)DITO DESEJO NAS MÃOS DE ADÉLIA PRADO
Guilherme Ewerton Alves de Assis, Hermano de França Rodrigues
O DISCURSO POÉTICO DAS VOZES FEMININAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS
Rosivânia dos Santos, José André Souza Silva
A alma é feita de chão: Ondjaki e o reinício do ser
Paulo Sérgio Borges David Mudeh
Personas da feminilidade orgástica: rebentos eróticos na poieses de Martha Medeiros
Silvio Tony Santos Oliveira
De poemas e tambores: lírica e ancestralidade em Carlos de Assumpção
Sandro Adriano da Silva
Saberes, culturas e identidades étnicas em literatura indígena: a extensão como espaço de diálogo, aproximação e construção
Ana Paula Marques Beato-Canato, Rogério Back
A Literatura-Mundo na formação de professores de FLE: uma dívida cultural com a África Francófona
Júlia Hartmann das Chagas
Por que é importante o uso do gênero lírico nas aulas de língua inglesa?
Leonardo Jovelino Almeida de Lima
A abordagem da cultura em um livro didático de língua japonesa utilizado em escolas públicas paulistas de educação básica
Simone F. Felippe Nagumo
Mostra de línguas: relato de uma experiência de ensino de línguas aliado à questão cultural com discentes do curso de guia de turismo
Maiara Alvim de Almeida, Paula Fernanda Vicente Rosa
LETRAMENTO ESCOLAR: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Antonio Pereira Lontras Junior, Adriana Moreira de Souza Corrêa
Critérios empiricamente desenvolvidos para a avaliação do conhecimento específico e metalinguagem do professor de Língua Estrangeira
Diego Fernando de Oliveira
A questão do erro linguístico: contribuições da linguística para ensino de língua na educação básica
Quezia dos Santos Lopes Oliveira
Práticas de formação docente inicial e contínua: reflexões por meio de narrativas de vida
Mateus Esteves de Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de Oliveira
Escrita de pré-universitários: relações dialógicas por meio do tempo e do espaço
Fabrício José da Silva


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .