Comunicação Oral
Clarice para além do Rio da Prata: o caso do Archivo Histórico de Revistas Argentinas | |
Rosália Aparecida da Silva, Rony Márcio Cardoso Ferreira |
Clarice Lispector infantojuvenil: considerações sobre as obras para crianças e jovens | |
ANDRÉ MACEDO |
A Solitária em A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves Cruz | |
Sérgio Carvalho Portilho |
Clarice Lispector: literatura e saber trágico em A paixão segundo G.H. | |
Luiz Lopes |
A LITERATURA DIGITAL NOS CURRÍCULOS ESCOLARES E NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Abinalio Ubiratan Cruz Subrinho |
FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTO ESCOLAR: reflexões sobre práticas de ensino a partir do letramento literário | |
Rômulo Silvestre Mendes |
A CRÔNICA LITERÁRIA: O GÊNERO DISCURSIVO PARA DESENVOLVER A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS | |
Regina Alves da Silva |
Biblioteca e cultura: entrelaçando livros, leituras e leitores/as | |
Maria Aurora Neta |
A heterogeneidade como fator determinante no planejamento das aulas de inglês para fins específicos: a questão do material didático na EJA | |
Adriana Mesquita Rigueira |
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO PARANÁ | |
Andréia Carmona Ramires, Camila Tamborim |
LEITURA ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): uma proposta de unidade de ensino | |
Rômulo Albuquerque, Lucas Alves Selhorst |
Prospectos da aplicação do ChatGPT no ensino de LinFE | |
Leonardo Cabral, Claudia Rebello dos Santos |
What’s on your playlist? Ensino e aprendizado de inglês no Ensino Médio Integrado | |
Clauber Ribeiro Cruz, Milene Francisco de Almeida |
Polissemia e homonímia na sala de aula: Reflexões sobre o ensino de semântica para a Educação Básica | |
Geraldo José Rodrigues Liska |
A SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Gomes |
Sequência didática com dicionários onomasiológicos: um olhar para os aspectos semânticos | |
Renan do Socorro dos Santos Borges |
O fenômeno semântico-pragmático da modalização no ensino de língua: uma proposição para a leitura, a produção textual e a análise linguística | |
Erivaldo Pereira do Nascimento |
A Semântica como ferramenta potencializadora da aprendizagem de português como língua adicional. | |
Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza, José Wellisten Abreu de Souza |
Representação feminina no ensino de língua e literatura: “A princesa que escolhia” em foco | |
Dennis Castanheira, Julia Duarte |
Uma abordagem integradora para a representação da mulher no ensino de literatura em Espanhol como Língua Estrangeira | |
Ingrid Karina Morales Pinilla |
Mulher-Maravilha e o Feminismo | |
Lucas Souza Mathias |
O feminicídio no discurso jornalístico popular | |
Luciana da Silva Gomes |
DEUSA, LOUCA OU FEITICEIRA? UMA ANÁLISE DE CASO DA ESTEREOTIPAGEM DA MULHER NA PUBLICIDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI ) | |
Alessandro Alves Dos Santos |
A Leitura Fácil como estratégia de mediação de leitura para pessoas com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica | |
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires |
POEMATA JUVENIL: LETRAMENTO LITERÁRIO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM UMA ESCOLA EM CURUÇÁ, PARÁ | |
MARCOS DA SILVA CRUZ |
Reading Literature: desafios e propostas para trabalhar a Literatura nas aulas de Língua Inglesa | |
Sara Gonçalves Rabelo |
DOS ARADOS DE RESSIGNIFICÂNCIAS E DAS TRILHAS AFETIVAS: UMA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA EM “TORTO ARADO” | |
LISANDRA ribeiro PIMENTEL |
Chama o Padlet para a roda de leitura! | |
Tâmara Lyz Milhomem |
Literatura de autoria indígena brasileira: escritores, escritoras e principais temáticas | |
Letícia Santana Stacciarini |
A COMPREENSÃO DOS CONTOS LITERÁRIOS DA LÍNGUA INDÍGENA KADIWÉU ATRAVÉS DA CATEGORIA GRAMATICAL DE EVIDENCIALIDADE | |
MARIANY ALENCAR COUTO |
A POÉTICA DE JUVENAL PAYAYÁ EM NHEENGUERA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LITERATURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Leiane Carla Aquino de Oliveira Cohim |
Glotopolítica Indígena: conceitos e prática de ensino de (língua)gem no Território Etnoeducacional do Médio Xingu | |
Nelivaldo Cardoso Santana |
Desenvolvendo o Pensamento figurado na sala de aula: mapeamentos metafóricos e metonímicos em evidência. | |
John Richart Schabarum |
Cognição e linguagens: aspectos da mediação pedagógica no desenvolvimento da escrita em sala de aula | |
Fernando Henrique Ribeiro Lima |
A contribuição do uso das tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado para alunos surdos. | |
Lucelia Mateus Lima, Everson Manjinski |
AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA PARA O ENSINO DE LEITURA DE TEXTOS VIRTUAIS NA AULA DE INGLÊS | |
CAIQUE SOUZA ALVES, MAÍRA AVELAR MIRANDA |
Atividades de leitura sob o viés dos níveis hierárquicos de sentido | |
Dohane Julliana Roberto |
Contribuições da Cartografia Sintática para o ensino de advérbios na sala de aula de língua portuguesa | |
Matheus Gomes Alves |
As relações entre as estratégias de tópico marcado nas redações escolares nos anos finais do ensino fundamental e o grau de letramento dos estudantes | |
Simone Barbosa de Oliveira |
Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumental | |
Lúcio Lima Lima Junior |
Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumental | |
Lúcio Lima Lima Junior, Juliana Barros Nespoli |
CONJUGANDO DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INTERROGATIVAS POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS FORMAIS | |
MAYARA Nicolau de Paula |
A construção de um workshop para atualização de professores de português visando uma abordagem científica do ensino de gramática | |
Ana Luiza Oliveira Melo, Mayara Nicolau de Paula |
A feroz função de viver: o nome e as construções romanescas do sujeito feminino moderno em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector | |
Heloísa Iaconis da Costa |