Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DESPERTADOR NO INCENTIVO DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA À ALUNOS DO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE, RJ.
Janine Moreira dos Santos Silva, Grazielle Rodrigues Pereira

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


Feiras de Ciências são espaços não formais para a divulgação da científica. Nesse espaço é possível encontrar diferentes produções desenvolvidas por alunos de forma prática, construída no processo de ensino aprendizagem que visam contribuir para aproximação do público com o método científico. As salas de aula são ambientes onde o saber científico é trabalhado e desenvolvido. Os educandos, principalmente os dos anos iniciais, apresentam aos professores e demais colegas de classe suas dúvidas e conhecimentos prévios sobre diversos assuntos do seu cotidiano, alguns alunos acabam desenvolvendo junto aos professores trabalhos que visam contribuir para melhoria do aprendizado. Muito desses trabalhos acabam sendo expostos em feiras científicas. Contudo, será que as Feiras de Ciências têm potencial para despertar nos alunos, do primeiro segmento do Ensino Fundamental, interesse pelo conhecimento cientifico, tornando os protagonistas no processo educativo? O presente trabalho tem por objetivo investigar acerca do processo de construção, montagem e exposições dos projetos realizados por alunos, do 1º seguimento do Ensino Fundamental da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro, a serem apresentados na III Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas, a realizar se na Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita, ano de 2017. Acompanhando seus questionamentos, empenho e dedicação ao longo de todo desenvolvimento do projeto, verificando se o mesmo incentiva ou não para o despertar cientifico do educando, tornando os protagonistas no processo educativo para a construção do saber. Esse trabalho será realizado em três etapas: a primeira etapa será feita o acompanhamento em sala de aula da elaboração dos projetos, a segunda etapa será acompanhada a apresentação dos projetos expostos na III Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas e a terceira etapa, pós feira será analisado a contribuição da Feira de Ciências para aproximação dos alunos, envolvidos com o processo de montagem e exposição, com a divulgação científica.


Palavras-chave


feira de ciências; alunos; divulgação científica

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