Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

Tamanho da fonte: 
A PRESENÇA DA DIVULGAÇÃO MATEMÁTICA NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ÁGUIDA CRISTINA DIAS LUCENA, MARCELE AUGUSTA PADILHA MONTEIRO ROCHA

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar como a  divulgação matemática se faz presente nos periódicos de educação matemática, listados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, em seu sítio online, e averiguar quais visões são apresentadas. Com isto, espera-se saber onde, caso seja encontrado, e como a divulgação da matemática é exposta nessas propostas. Além disso, pretende-se elencar o que da divulgação matemática tem sido trabalhada nos artigos presentes nos periódicos selecionados e que estejam de acordo com o padrão de proposta estabelecido. Para isso, serão listados, através das informações presentes no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, os títulos dos periódicos de educação matemática com a sua avaliação qualis, obtidos através de consultas na Plataforma Sucupira. Desta forma, pretende-se desenvolver uma tabela dos periódicos que podem ser considerados relevantes, além de fontes expressivas, e que são de fácil acesso a pesquisadores, divulgadores científicos, professores, licenciandos entre outras áreas que possam ter interesse nesse material, com a finalidade de simplificar as buscas. Para que isto seja possível, será definido um período de tempo, após o levantamento do quantitativo relevante de periódicos, de acordo com a qualificação qualis nas modalidade de educação e ensino, para realizar uma categorização dos artigos presentes. Depois dessa investigação, pretende-se categorizar os tipos de impactos que a divulgação da matemática encontrada nos artigos de educação matemática presentes nesses periódicos pode ter e o público que ele pode atingir. Espera-se também sondar cada material para compreender como a divulgação da matemática vem sendo explorada, tendo em vista que a matemática é uma disciplina presente desde as séries iniciais e acompanha o estudante por toda sua vida escolar, e também fora dela. Ademais, verificar as propostas dos artigos presentes nesses periódicos voltados para a educação matemática e apurar quais dessas ações (propostas de atividades, relatos de experiência, entre outros) voltadas especificamente para a sala de aula também podem ser adaptadas para outras finalidades e para ambientes diferentes, colaborando com a sua popularização.



Palavras-chave


divulgação matemática; periódicos; educação matemática.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.