Open Conference Systems, III - Semana Acadêmica - Campus Mesquita

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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ACESSIBILIDADE E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: TRIADE FULCRAL PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS
Débora Oliveira de Melo Ricio, Maylta Brandão dos Anjos

Última alteração: 2017-10-17

Resumo


O intuito desse trabalho foi levantar reflexões acerca do papel da Divulgação Científica na acessibilidade, tendo o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como desdobramentos e eixo condutor. A Libras deve ser reconhecida como língua porque sua sintática e semântica reestruturam novos signos de linguagem para a comunicação. É uma língua oficial em que as relações são reestabelecidas e auxilia para a conformação e constituição da ciência como objeto de compreensão de mundo. Dessa forma, conclui-se que ações obtidas com o ensino da Libras mudam realidades de sujeitos "esquecidos". A metodologia para a construção deste artigo se baseou num levantamento bibliográfico em que divulgação, acessibilidade e Libras formam uma tríade comunicável e imprescindível para a compreensão e inserção dos sujeitos surdos no mundo. O estudo pretendeu trabalhar na perspectiva da contribuição para o processo analítico que confira qualidade nas diferentes vertentes de formação do ensino em que propostas de humanidade e reconhecimento do outro coexistam em qualquer instituição formal ou não formal em que se dê a díade ensino, aprendizagem.A aplicação da Lei de acessibilidade N° 10.098, responsável por promover a inclusão de pessoas que necessitam de recursos acessíveis, é um fato cada vez mais comum, no qual a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é exigida em diversos espaços, pois a comunicação e a relação são o que constituem a humanidade dos sujeitos sociais.Por isso, divulgação científica e ensino de Libras se somam para a formação e apropriação da linguagem efetiva que fará com que os sujeitos surdos tenham acesso ao conhecimento  produzido pela humanidade. Desse modo, profissionais da área da educação se encontram diante dessa realidade que, cada vez mais, se apresenta em diversos níveis de interação social. Sendo assim, o entendimento de Libras e a sua aplicação no cotidiano trazem benefícios, tanto para os profissionais que desejam aprendê-la quanto para aqueles que fazem seu uso cotidianamente, o que lhes trará um imensurável salto qualitativo, uma vez que fará com que haja uma maior integração e interação social entre aqueles que necessitam desse meio para se comunicar. A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal nº 9394/1996) ressalta sobre o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação ao afirmar que a educação é uma prática educativa. “Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (LDB, 1996, p. 1). Tratando-se de um importante instrumento para promover a conscientização da importância do desenvolvimento da cidadania para todos e todas, a lei Federal n°10.436/2002 e a legislação vigente busca garantir o direito das pessoas surdas. Ressalta a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 em seu capítulo V no artigo 58, que trata especificamente da educação especial que “O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviço especializado, sempre que, em função das condições específicas dos alunos” (BRASIL,2012, pg. 15). Nessa perspectiva, a divulgação científica propicia aos sujeitos sociais uma compreensão mais difundida da diversidade que está afeta ao sujeito surdo, e que, dessa forma, combata a ignorância, frente a visão estigmatizada que se possa ter ou construir em relação aos surdos, por meio da divulgação de informações científicas acessíveis, de forma a considerar essas relações entre, acessibilidade, sociedade e ciência.

 

 


Palavras-chave


Libras; Acessibilidade; Divulgação Científica; Ensino.

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