III Congresso de Ensino de Linguagens (2024)

Online (Meet)

April 17, 2024 – April 19, 2024


O III Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) ocorrerá de 17 a 19 de abril 2024 de modo on-linegratuito.

ATENÇÃO! A INSCRIÇÃO DE OUVINTES DEVE SER FEITA PELA PLATAFORMA EVEN3.

Para inscrever-se como ovinte neste evento, clique aqui.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

17 DE ABRIL DE 2024

 

PALESTRA - 10h - 12h

Por uma abordagem científica e produtiva de gramática na educação básica: as contribuições do PROFLETRAS - Profa. Dra. Danielle Gomes (UFRJ)

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 14h - 16h


Clarice Lispector: escritora plural - Coordenação: Mariângela Alonso (UFABC) e Fernando Mendonça (UFS)

Clarice para além do Rio da Prata: o caso do Archivo Histórico de Revistas ArgentinasRosália Aparecida da Silva (IFRO), Rony Márcio Cardoso Ferreira Correio (UFMS)
Clarice Lispector infantojuvenil: considerações sobre as obras para crianças e jovensAndré Macedo (UFPA)
A Solitária em A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves CruzSérgio Carvalho Portilho (Cefet-MG)
Clarice Lispector: literatura e saber trágico em A paixão segundo G.HLuiz Lopes (Cefet-MG)
A feroz função de viver: o nome e as construções romanescas do sujeito feminino moderno em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector
Heloísa Iaconis da Costa (USP)

 

O ensino de literatura e a leitura literária em sala de aula: perspectivas teórico-práticas - Coordenação: Marcos Antonio Fernandes dos Santos (UFMS) e Ilka Vanessa Santos Meireles (IFMA)

Videopoema na aprendizagem colaborativa de língua e literaturaRejane Maria Gonçalves Maia (UFG)
A literatura digital nos currículos escolares e nas práticas de ensino na formação inicial de professoresAbinalio Ubiratan Cruz Subrinho (UNEB)
Formação de leitores em contexto escolar: reflexões sobre práticas de ensino a partir do letramento literárioRômulo Silvestre Mendes (IFPI)
A crônica literária: o gênero discursivo para desenvolver a habilidade leitora dos alunos do ensino fundamental anos finaisRegina Alves da Silva (USP)
Biblioteca e cultura: entrelaçando livros, leituras e leitores/asMaria Aurora Neta (UEG)

Perspectivas em Línguas para Fins Específicos - Coordenação: Carla Cristina de Souza (IFRJ) e Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro (IFRJ)

A heterogeneidade como fator determinante no planejamento das aulas de inglês para fins específicos: a questão do material didático na EJAAdriana Mesquita Rigueira (IFRJ)
Língua estrangeira para fins específicos: uma investigação em cursos de secretariado executivo no ParanáAndréia Carmona Ramires (Unespar), Camila Tamborim (Unespar)
Leitura acadêmica em língua inglesa com inteligência artificial (IA): uma proposta de unidade de ensinoRômulo Albuquerque (UFRN), Lucas Alves Selhorst (UNISUL)
Prospectos da aplicação do chatgpt no ensino de LinFELeonardo Cabral (UFRJ), Claudia Rebello dos Santos (UERJ)
What’s on your playlist? Ensino e aprendizado de inglês no Ensino Médio IntegradoClauber Ribeiro Cruz (IFRJ), Milene Francisco de Almeida (IFRJ/UFRRJ)

 

MINICURSOS - 16h30 - 18h30

B-A-BA para producción de material didáctico de español con fines específicosWarley Stefany Nunes
A Sociolinguística em perspectiva: desdobramentos da terceira onda e vínculos teórico-metodológicosLeila Patrícia Dantas, Lucina Oliveira Atanásio
Análise linguística/semiótica na perspectiva dos multiletramentosClaudia de Souza Teixeira, Rony Pereira leal
O uso das CCQs nas aulas de língua inglesa: experiências do curso CELTAJoao Paulo Tinoco

 

18 DE ABRIL DE 2024

 

MESA-REDONDA - 10h - 12h

 

Caminhos diversos no ensino e aquisição de língua estrangeira

Aurélia Leal Lima Lyrio (UFES), Cláudia Paulino de Lanis Patrício (UFES), Igor Castilho Porsette (UFES), Leila Maria Taveira Monteiro (IFRJ)


SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 14h - 16h


A semântica em sala de aula ou colocando a mão na massa: efetivação do diálogo entre teoria e prática de ensino - Coordenação: Suzete Silva (UEL)

Polissemia e homonímia na sala de aula: Reflexões sobre o ensino de semântica para a Educação BásicaGeraldo José Rodrigues Liska (UFMG / UNIFAL-MG)
A semântica argumentativa em prol do ensino de língua portuguesa no ensino médioLauro Gomes (FURG)
Sequência didática com dicionários onomasiológicos: um olhar para os aspectos semânticosRenan do Socorro dos Santos Borges (IFPA)
O fenômeno semântico-pragmático da modalização no ensino de língua: uma proposição para a leitura, a produção textual e a análise linguísticaErivaldo Pereira do Nascimento (UFPB)
A Semântica como ferramenta potencializadora da aprendizagem de português como língua adicionalGiselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza (UFPB), José Wellisten Abreu de Souza (UFPB)

 

A representação da mulher no ensino de línguas e literaturas - Coordenação: Roberta Viegas Noronha (UFF) e Julia Viera Correia (UFF)

Representação feminina no ensino de língua e literatura: “A princesa que escolhia” em focoDennis Castanheira (UFF), Julia Duarte (UFF)
Uma abordagem integradora para a representação da mulher no ensino de literatura em Espanhol como Língua EstrangeiraIngrid Karina Morales Pinilla (UFAM)
Mulher-Maravilha e o FeminismoLucas Souza Mathias (UFF)
O feminicídio no discurso jornalístico popularLuciana da Silva Gomes (UFF)
Deusa, louca ou feiticeira? Uma análise de caso da estereotipagem da mulher na publicidade brasileira do século XXIAlessandro Alves dos Santos (UFF)

 

Ensino de gramática em perspectiva estrutural da língua portuguesa - Coordenação: Juliana Barros Nespoli (UFF) e Elaine Alves Santos Melo (UFF)

Contribuições da Cartografia Sintática para o ensino de advérbios na sala de aula de língua portuguesaMatheus Gomes Alves (UFRJ)

Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumentalLúcio Lima Junior (UFF), Juliana Barros Nespoli (UFF)
Conjugando descrição linguística e ensino de gramática: uma proposta de transposição didática para o ensino de interrogativas por meio de contribuições dos estudos formaisMayara Nicolau de Paula (UFMG)
A construção de um workshop para atualização de professores de português visando uma abordagem científica do ensino de gramáticaAna Luiza Oliveira Melo (UFMG), Mayara Nicolau de Paula (UFMG)

 

MINICURSOS - 16h30 - 18h30

Alfabetização e letramento de surdos na língua portuguesa escrita: refletindo sobre metodologias e práticas pedagógicasQueila Érica Taligliatti de Souza, Carlos Antonio Jacinto
O gerenciamento da sala de aula de língua inglesa: estratégias práticas e ideias criativasJancileidi Hübner, Elizabeth Reichert Serraglio
Descomplicando as avaliações de línguas estrangeirasAline Netto Brum-Barreto, Mariana Marceli Damacena-Dutra, Ana Lúcia Ferreira de Morais

 

19 DE ABRIL DE 2024

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 10h - 12h

 

Mediação de leitura e letramento literário: o texto literário como acontecimento em sala de aula no ensino básico - Coordenação: Carlos Eduardo Cruz (IFCE) e Meire Celedonio Silva (IFCE)

A Leitura Fácil como estratégia de mediação de leitura para pessoas com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológicaVanessa de Oliveira Dagostim Pires (IFSul)
Poemata juvenil: letramento literário e participação social em uma escola em Curuçá, ParáMarcos da Silva Cruz (UFPA)
Reading Literature: desafios e propostas para trabalhar a Literatura nas aulas de Língua InglesaSara Gonçalves Rabelo (IF Goiano)
Dos arados de ressignificâncias e das trilhas afetivas: uma experimentação de leitura crítico-reflexiva em “Torto arado”Lisandra Ribeiro Pimentel (UNEB)
Chama o Padlet para a roda de leitura!Tâmara Lyz Milhomem (IFPI)

 

Literatura indígena brasileira contemporânea: entre a teoria e a prática - Coordenação: Francisco Bezerra dos Santos (UFPR) e Alex Viana Pereira (UFPR)

Literatura de autoria indígena brasileira: escritores, escritoras e principais temáticasLetícia Santana Stacciarini (IF Goiano / UFRR)
A compreensão dos contos literários da língua indígena Kadiwéu através da categoria gramatical de evidencialidadeMariany Alencar Couto (UFMS)
A poética de Juvenal Payayá em Nheenguera: contribuições para a literatura indígena na educação básicaLeiane Carla Aquino de Oliveira Cohim (UNEB)
Glotopolítica Indígena: conceitos e prática de ensino de (língua)gem no território etnoeducacional do médio XinguNelivaldo Cardoso Santana (UFPA)

Linguística Cognitiva: Desdobramentos e Contribuições para o Ensino - Coordenação: Luciana Oliveira Atanásio (IFMA / UFPB) e Leonardo Bruey Brito Madeira (IFMA)

Desenvolvendo o Pensamento figurado na sala de aula: mapeamentos metafóricos e metonímicos em evidência.John Richart Schabarum (Unisinos)
Cognição e linguagens: aspectos da mediação pedagógica no desenvolvimento da escrita em sala de aulaFernando Henrique Ribeiro Lima (Unesp)
A contribuição do uso das tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado para alunos surdos.Lucelia Mateus Lima (UEPG)
Atividades de leitura sob o viés dos níveis hierárquicos de sentidoDohane Julliana Roberto (Prefeitura Municipal de Florianópolis / UFSC)
As contribuições da Linguística Cognitiva para o ensino de leitura de textos virtuais na aula de InglêsCaique Souza Alves (UESB), Maíra Avelar Miranda (UESB)

 

PALESTRA - 14h - 16h

Linguagem, complexidade e pragmática: soluções para um ensino funcional - Prof. Dr. Antônio Suárez Abreu

 

PUBLICAÇÃO DE TEXTO COMPLETO

Os palestrantes, coordenadores de simpósio ou minicurso e os apresentadores de comunicação oral poderão submeter o texto completo sobre a atividade/apresentação ao n. 10 do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE) de 16 de março a 31 de maio de 2024 (previsão de publicação em dezembro de 2024). Confira as diretrizes para autores clicando aqui.

 

Créditos

Nos materiais de divulgação, fazemos uso das ferramentas disponibilizadas pelos sites Freepik e Canva.

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-negocios-africana-que-sorri-sentado-na-mesa-no-local-de-trabalho-sobre-parede-branca_8737914.htm#from_view=detail_alsolike">Imagem de cookie_studio</a>

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-um-estudante-latino-atraente-fazendo-algum-trabalho-escolar-com-um-laptop-na-biblioteca_27508297.htm#query=estudante%20laptop&position=27&from_view=search&track=ais">Imagem de tonodiaz</a>

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/adolescente-casual-segurando-seu-laptop_11742116.htm#page=3&query=estudante%20laptop&position=5&from_view=search&track=ais&uuid=de91756f-7ee3-491d-88fc-8779bd92c561">Freepik</a>


Informações sobre a Conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .