Online (Meet)
April 17, 2024 – April 19, 2024
O III Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) ocorrerá de 17 a 19 de abril 2024 de modo on-line e gratuito.
ATENÇÃO! A INSCRIÇÃO DE OUVINTES DEVE SER FEITA PELA PLATAFORMA EVEN3.
Para inscrever-se como ovinte neste evento, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
17 DE ABRIL DE 2024
PALESTRA - 10h - 12h
Por uma abordagem científica e produtiva de gramática na educação básica: as contribuições do PROFLETRAS - Profa. Dra. Danielle Gomes (UFRJ)
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 14h - 16h
Clarice Lispector: escritora plural - Coordenação: Mariângela Alonso (UFABC) e Fernando Mendonça (UFS)
Clarice para além do Rio da Prata: o caso do Archivo Histórico de Revistas Argentinas | Rosália Aparecida da Silva (IFRO), Rony Márcio Cardoso Ferreira Correio (UFMS) |
Clarice Lispector infantojuvenil: considerações sobre as obras para crianças e jovens | André Macedo (UFPA) |
A Solitária em A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves Cruz | Sérgio Carvalho Portilho (Cefet-MG) |
Clarice Lispector: literatura e saber trágico em A paixão segundo G.H | Luiz Lopes (Cefet-MG) |
A feroz função de viver: o nome e as construções romanescas do sujeito feminino moderno em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector | Heloísa Iaconis da Costa (USP) |
O ensino de literatura e a leitura literária em sala de aula: perspectivas teórico-práticas - Coordenação: Marcos Antonio Fernandes dos Santos (UFMS) e Ilka Vanessa Santos Meireles (IFMA)
Videopoema na aprendizagem colaborativa de língua e literatura | Rejane Maria Gonçalves Maia (UFG) |
A literatura digital nos currículos escolares e nas práticas de ensino na formação inicial de professores | Abinalio Ubiratan Cruz Subrinho (UNEB) |
Formação de leitores em contexto escolar: reflexões sobre práticas de ensino a partir do letramento literário | Rômulo Silvestre Mendes (IFPI) |
A crônica literária: o gênero discursivo para desenvolver a habilidade leitora dos alunos do ensino fundamental anos finais | Regina Alves da Silva (USP) |
Biblioteca e cultura: entrelaçando livros, leituras e leitores/as | Maria Aurora Neta (UEG) |
Perspectivas em Línguas para Fins Específicos - Coordenação: Carla Cristina de Souza (IFRJ) e Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro (IFRJ)
A heterogeneidade como fator determinante no planejamento das aulas de inglês para fins específicos: a questão do material didático na EJA | Adriana Mesquita Rigueira (IFRJ) |
Língua estrangeira para fins específicos: uma investigação em cursos de secretariado executivo no Paraná | Andréia Carmona Ramires (Unespar), Camila Tamborim (Unespar) |
Leitura acadêmica em língua inglesa com inteligência artificial (IA): uma proposta de unidade de ensino | Rômulo Albuquerque (UFRN), Lucas Alves Selhorst (UNISUL) |
Prospectos da aplicação do chatgpt no ensino de LinFE | Leonardo Cabral (UFRJ), Claudia Rebello dos Santos (UERJ) |
What’s on your playlist? Ensino e aprendizado de inglês no Ensino Médio Integrado | Clauber Ribeiro Cruz (IFRJ), Milene Francisco de Almeida (IFRJ/UFRRJ) |
MINICURSOS - 16h30 - 18h30
B-A-BA para producción de material didáctico de español con fines específicos | Warley Stefany Nunes |
A Sociolinguística em perspectiva: desdobramentos da terceira onda e vínculos teórico-metodológicos | Leila Patrícia Dantas, Lucina Oliveira Atanásio |
Análise linguística/semiótica na perspectiva dos multiletramentos | Claudia de Souza Teixeira, Rony Pereira leal |
O uso das CCQs nas aulas de língua inglesa: experiências do curso CELTA | Joao Paulo Tinoco |
18 DE ABRIL DE 2024
MESA-REDONDA - 10h - 12h
Caminhos diversos no ensino e aquisição de língua estrangeira
Aurélia Leal Lima Lyrio (UFES), Cláudia Paulino de Lanis Patrício (UFES), Igor Castilho Porsette (UFES), Leila Maria Taveira Monteiro (IFRJ)
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 14h - 16h
A semântica em sala de aula ou colocando a mão na massa: efetivação do diálogo entre teoria e prática de ensino - Coordenação: Suzete Silva (UEL)
Polissemia e homonímia na sala de aula: Reflexões sobre o ensino de semântica para a Educação Básica | Geraldo José Rodrigues Liska (UFMG / UNIFAL-MG) |
A semântica argumentativa em prol do ensino de língua portuguesa no ensino médio | Lauro Gomes (FURG) |
Sequência didática com dicionários onomasiológicos: um olhar para os aspectos semânticos | Renan do Socorro dos Santos Borges (IFPA) |
O fenômeno semântico-pragmático da modalização no ensino de língua: uma proposição para a leitura, a produção textual e a análise linguística | Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB) |
A Semântica como ferramenta potencializadora da aprendizagem de português como língua adicional | Giselle Mayra Feitoza Aguiar de Souza (UFPB), José Wellisten Abreu de Souza (UFPB) |
A representação da mulher no ensino de línguas e literaturas - Coordenação: Roberta Viegas Noronha (UFF) e Julia Viera Correia (UFF)
Representação feminina no ensino de língua e literatura: “A princesa que escolhia” em foco | Dennis Castanheira (UFF), Julia Duarte (UFF) |
Uma abordagem integradora para a representação da mulher no ensino de literatura em Espanhol como Língua Estrangeira | Ingrid Karina Morales Pinilla (UFAM) |
Mulher-Maravilha e o Feminismo | Lucas Souza Mathias (UFF) |
O feminicídio no discurso jornalístico popular | Luciana da Silva Gomes (UFF) |
Deusa, louca ou feiticeira? Uma análise de caso da estereotipagem da mulher na publicidade brasileira do século XXI | Alessandro Alves dos Santos (UFF) |
Ensino de gramática em perspectiva estrutural da língua portuguesa - Coordenação: Juliana Barros Nespoli (UFF) e Elaine Alves Santos Melo (UFF)
Contribuições da Cartografia Sintática para o ensino de advérbios na sala de aula de língua portuguesa | Matheus Gomes Alves (UFRJ) |
Orações subordinadas substantivas: uma análise a partir da estrutura argumental | Lúcio Lima Junior (UFF), Juliana Barros Nespoli (UFF) |
Conjugando descrição linguística e ensino de gramática: uma proposta de transposição didática para o ensino de interrogativas por meio de contribuições dos estudos formais | Mayara Nicolau de Paula (UFMG) |
A construção de um workshop para atualização de professores de português visando uma abordagem científica do ensino de gramática | Ana Luiza Oliveira Melo (UFMG), Mayara Nicolau de Paula (UFMG) |
MINICURSOS - 16h30 - 18h30
Alfabetização e letramento de surdos na língua portuguesa escrita: refletindo sobre metodologias e práticas pedagógicas | Queila Érica Taligliatti de Souza, Carlos Antonio Jacinto |
O gerenciamento da sala de aula de língua inglesa: estratégias práticas e ideias criativas | Jancileidi Hübner, Elizabeth Reichert Serraglio |
Descomplicando as avaliações de línguas estrangeiras | Aline Netto Brum-Barreto, Mariana Marceli Damacena-Dutra, Ana Lúcia Ferreira de Morais |
19 DE ABRIL DE 2024
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - 10h - 12h
Mediação de leitura e letramento literário: o texto literário como acontecimento em sala de aula no ensino básico - Coordenação: Carlos Eduardo Cruz (IFCE) e Meire Celedonio Silva (IFCE)
A Leitura Fácil como estratégia de mediação de leitura para pessoas com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica | Vanessa de Oliveira Dagostim Pires (IFSul) |
Poemata juvenil: letramento literário e participação social em uma escola em Curuçá, Pará | Marcos da Silva Cruz (UFPA) |
Reading Literature: desafios e propostas para trabalhar a Literatura nas aulas de Língua Inglesa | Sara Gonçalves Rabelo (IF Goiano) |
Dos arados de ressignificâncias e das trilhas afetivas: uma experimentação de leitura crítico-reflexiva em “Torto arado” | Lisandra Ribeiro Pimentel (UNEB) |
Chama o Padlet para a roda de leitura! | Tâmara Lyz Milhomem (IFPI) |
Literatura indígena brasileira contemporânea: entre a teoria e a prática - Coordenação: Francisco Bezerra dos Santos (UFPR) e Alex Viana Pereira (UFPR)
Literatura de autoria indígena brasileira: escritores, escritoras e principais temáticas | Letícia Santana Stacciarini (IF Goiano / UFRR) |
A compreensão dos contos literários da língua indígena Kadiwéu através da categoria gramatical de evidencialidade | Mariany Alencar Couto (UFMS) |
A poética de Juvenal Payayá em Nheenguera: contribuições para a literatura indígena na educação básica | Leiane Carla Aquino de Oliveira Cohim (UNEB) |
Glotopolítica Indígena: conceitos e prática de ensino de (língua)gem no território etnoeducacional do médio Xingu | Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA) |
Linguística Cognitiva: Desdobramentos e Contribuições para o Ensino - Coordenação: Luciana Oliveira Atanásio (IFMA / UFPB) e Leonardo Bruey Brito Madeira (IFMA)
Desenvolvendo o Pensamento figurado na sala de aula: mapeamentos metafóricos e metonímicos em evidência. | John Richart Schabarum (Unisinos) |
Cognição e linguagens: aspectos da mediação pedagógica no desenvolvimento da escrita em sala de aula | Fernando Henrique Ribeiro Lima (Unesp) |
A contribuição do uso das tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado para alunos surdos. | Lucelia Mateus Lima (UEPG) |
Atividades de leitura sob o viés dos níveis hierárquicos de sentido | Dohane Julliana Roberto (Prefeitura Municipal de Florianópolis / UFSC) |
As contribuições da Linguística Cognitiva para o ensino de leitura de textos virtuais na aula de Inglês | Caique Souza Alves (UESB), Maíra Avelar Miranda (UESB) |
PALESTRA - 14h - 16h
Linguagem, complexidade e pragmática: soluções para um ensino funcional - Prof. Dr. Antônio Suárez Abreu
PUBLICAÇÃO DE TEXTO COMPLETO
Os palestrantes, coordenadores de simpósio ou minicurso e os apresentadores de comunicação oral poderão submeter o texto completo sobre a atividade/apresentação ao n. 10 do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE) de 16 de março a 31 de maio de 2024 (previsão de publicação em dezembro de 2024). Confira as diretrizes para autores clicando aqui.
Créditos
Nos materiais de divulgação, fazemos uso das ferramentas disponibilizadas pelos sites Freepik e Canva.
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-negocios-africana-que-sorri-sentado-na-mesa-no-local-de-trabalho-sobre-parede-branca_8737914.htm#from_view=detail_alsolike">Imagem de cookie_studio</a>
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-um-estudante-latino-atraente-fazendo-algum-trabalho-escolar-com-um-laptop-na-biblioteca_27508297.htm#query=estudante%20laptop&position=27&from_view=search&track=ais">Imagem de tonodiaz</a>
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/adolescente-casual-segurando-seu-laptop_11742116.htm#page=3&query=estudante%20laptop&position=5&from_view=search&track=ais&uuid=de91756f-7ee3-491d-88fc-8779bd92c561">Freepik</a>
Informações sobre a Conferência
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .