Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicação oral

DICIONÁRIO E ENSINO: O USO DO DICIONÁRIO PARA ENSINO DA PRONÚNCIA/ ORTOGRAFIA NO CASO DOS HOMÓFONOS NÃO HOMÓGRAFOS
Raquel de Oliveira
Ensino de pronúncia nas séries finais do ensino fundamental durante em contexto de pandemia global
suiane francisca da silva
A RETROSPECÇÃO DIRIGIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PRODUÇÃO DE RELATÓRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Vicente de Paula da Silva Martins
A aquisição da escrita e a metacognição em um contexto de imersão bilíngue: compartilhamento de um diário de aulas PB-Kanoê
Leticia de Souza Aquino, Fernando Kanoê
ENTRE IDAS E VINDAS, O TEXTO RESSURGE: A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM UM PROJETO ESTUDANTIL DE ESCRITA LITERÁRIA
Felipe Hilan Guimarães Santos
Dialogismo e interação na sala de aula: uma proposta possível em período pandêmico
Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, Célia Regina Araes
Multiletramentos e Gêneros Discursivos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: Uma análise das concepções de professores paraenses
Deywela Thayssa Xavier da Silva
APLICATIVO “LELE SÍLABAS” COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISLEXIA
virginia del carmen pirela, Thais Faustino Bezerra
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM MANAUS/AM
Francisca Eduarda Barroso Barbosa, Wagner Barros Teixeira
LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO REMOTO: MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS DISCURSIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Ana Beatriz Freire de Sousa
A desburocratização do ensino de línguas indígenas como LE no contexto universitário
Leticia de Souza Aquino, Paulo Kanoê, Mical Kanoê
EMI como uma estratégia para internacionalização da UFSM: reflexões para construção de um campus plurilíngue
Gabriel Salinet Rodrigues, Juliana Michelon Ribeiro
ENSINO DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PLURILÍNGUE CASO GUINÉ-BISSAU UMA ABORDAGEM PARA APRENDER A LÍNGUAS PORTUGUESA
David Ie
Redação escolar e processo argumentativo: experiências na sala de aula da Penitenciária Feminina de Manaus
Thainá Vieira de Negreiros, Elaine Pereira Andreatta
Produção textual no 6º ano: uma proposta de intervenção
Lahrra Katlyn Pedrosa de Araújo, Mayara Benevenuto Duarte
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO SUJEITO LEITOR
Paulo Rogério de Oliveira
GÊNERO TEXTUAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO LICEU JOÃO XXIII (BISSAU): O RECURSO IMPORTANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA SEGUNDA (L2)
Albate Yurna
UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS DO DISCURSO NO LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS PORTUGUÊS DO 4º ANO
Bianca Pedrosa Gonçalves, Maria Nazareth de Lima Arrais
MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: PRÁXIS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA POR MEIO DAS TDIC, METODOLOGIAS ATIVAS E A DIPAC
Marinaldo de Souza Silva, Vicente Aguimar Parreiras
MULTILETRAMENTOS, COLABORAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: APRENDIZAGEM CRIATIVA EM TEMPOS PANDÊMICOS
Luciene da Silva Santos Bomfim, Daniela Bulcão Santi
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MULTISSEMIÓTICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO EM AMBIENTE VIRTUAL
João Furtado Cruz
MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE REFLEXÃO IDENTITÁRIA NA ESCRITA MULTIMODAL
Aniele Carvalho de Araújo, Ana Patrícia Sá Martins
Gamificação e aprendizagem no ensino remoto: o Minecraft como ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua inglesa de um curso técnico integrado em Edificações
Luciana Maira de Sales Pereira
Plataformas educacionais como recurso de ensino-aprendizagem
Thamires Nascimento Dearo Portilho
DO GIZ ÀS TELAS: OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Ester Cardoso da Silva, Joseildo Joaquim de Oliveira Sousa, Gabriela Medeiros Cavalcanti da Silva
Oficinas de Letramento Digital para construção de narrativas multimodais de ensino-aprendizagem: do presencial ao remoto
Luciana Kinoshita
Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: investigando práticas formativas no curso de Letras
Letícia Aparecida Nunes Moraes, Ana Patrícia Sá Martins
Leituras e releituras: o agir literário dos estudantes em contexto pandêmico
Daryjane Pereira Costa, Meire Celedônio da Silva
NAS TERRAS DA GENTE: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS SOBRE O RECIFE EM UMA ESCOLA PERNAMBUCANA
Fábio Albert Mesquita
Isolamento social e o ensino de literatura: desafios e práticas
Larissa Ferreira Barbosa, Maria de Jesus Pereira Matos
DOS MODOS DE LER NA PANDEMIA: (im)possibilidades de mediação nos anos iniciais da Educação Básica
Andreia Aparecida Suli da Costa, João Ricardo Vieira Santos Ribeiro
Letramentos Digitais e Livro Didático: estranhos ou parceiros?
Ana Clara Brito Rodrigues Cotrim, Andréa Beatriz Hack de Góes
Letramentos e(m) jogos digitais colaborativos
Bruna Eduarda Ignácio
Impactos da Resolução CNE/CP Nº 1 de 27 de outubro de 2020 para a formação docente no tocante ao uso das tecnologias digitais na educação básica
Eurico Rosa da Silva Júnior
Tecnodocência aplicada a formação de docentes e novas práticas de ensino
Fabiano da Silva Araujo
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, JAIR MESSIAS BOLSONARO, A PARTIR DO DISCURSO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Camila Martins Pereira
A LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: POR UMA POÉTICA DE MEMÓRIAS E ANCESTRALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MEIRE OLIVEIRA SILVA
Paratextos textuais em Na minha pele, de Lázaro Ramos
Katrym Aline Bordinhão dos Santos, Éric Reinaldo Carneiro Dias
Referências de composições musicais em romances brasileiros (sec. XVIII-XX): diálogos reflexivos sobre a literatura, a arte e a sociedade
Aline Mara de Almeida Rocha
A ESCRITA LITERÁRIA: SUBVERSÃO DA LÍNGUA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO
Rosilene Aparecida Froes Santos, Rosana Froes Santos
AUDIODESCRIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: LEITURA DE IMAGENS COMO RECURSO LINGUÍSTICO DE ACESSIBILIDADE E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Antonia Diniz Diniz, Valdirene Nascimento da Silva Oliveira
Educação Intercultural e ensino de línguas em contexto universitário
Ana Catarina Castro
O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA CULTURA DA LÍNGUA ESPANHOLA
Kamila Denise da Silva
Ensino em tempo de isolamento social
Janusa Guimarães Gomez
Literatura e inovação pedagógica no cronotopo pandêmico: interfaces com metodologias ativas para letramentos literários no ensino médio
Ivanda Maria Martins Silva, MURIEL PRADO DE MELO JUNIOR, RAQUEL FIGUEREDO DE SOUZA MELO FERREIRA, LAÍSE MANUELLE TENÓRIO DE VASCONCELOS
A produção textual escrita: desenvolvendo habilidades rumo à competência comunicativa
Helena Tavares Viana da Silva
Sobre a proposta olímpica de produção cronística: análise da metodologia de ensino-aprendizagem da escrita da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Tatiana Simões Luna
Espaços plurilingues na universidade: uma construção colaborativa
Alex Sandro Beckhauser, Iranildes Almeida de Oliveira, Igor dos Santos Mota
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na universidade: construindo espaços e práticas plurilíngues
Alex Sandro Beckhauser, Iranildes Almeida de Oliveira
Incentivo à leitura em tempos pandêmicos: metodologias possíveis
Bruna Agliardi Verastegui
(MULTI)LETRAMENTOS, ORALIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E/OU PESQUISAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente de Lima-Neto
O ensino de literatura e o incentivo à leitura ao longo da pandemia
Ivson Bruno da Silva
Debates atuais e desafios no ensino de espanhol e suas variedades
Romina Leonor Toranzos
GÊNEROS DISCURSIVOS (MULTIMODAIS) NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rodrigo Albuquerque
(MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS), PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GÊNEROS MULTIMODAIS NA BNCC: DIÁLOGOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
FRANCISCO JEIMES DE OLIVEIRA PAIVA, ANA MARIA PEREIRA LIMA
Da situação limite ao inédito-viável: a utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas
Marcelo Jose da Silva, Josimayre Novelli
PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM CONTEXTOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
Claudia de Souza Teixeira, Rony Pereira Leal
O fomento da consciencia do componente fônico na fomação de professores de E/LE
Thaisa Alves Alves Brandão
Questões contemporâneas acerca do letramento literário
Camila Franquini Pereira
Ensino de língua portuguesa: leitura, produção textual, argumentação e referenciação
Júlia Vieira Correia, Cristiane Dall' Cortivo Lebler
O ensino-aprendizagem da pronúncia do inglês como língua franca, global e/ou internacional no contexto brasileiro atual
Eliane Nowinski da Rosa
LITERATURA(S) E OUTROS SABERES: LEITURAS DE MUNDO E POSSIBILIDADES HUMANIZADORAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
MEIRE OLIVEIRA SILVA
TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSOR
Sandro Luis Silva
Desenvolvimento de habilidades e estratégias no processo de ensino-aprendizagem da escrita
Marcus Vinicius Brotto de Almeida


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .