Comunicação oral
DICIONÁRIO E ENSINO: O USO DO DICIONÁRIO PARA ENSINO DA PRONÚNCIA/ ORTOGRAFIA NO CASO DOS HOMÓFONOS NÃO HOMÓGRAFOS | |
Raquel de Oliveira |
Ensino de pronúncia nas séries finais do ensino fundamental durante em contexto de pandemia global | |
suiane francisca da silva |
A RETROSPECÇÃO DIRIGIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PRODUÇÃO DE RELATÓRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Vicente de Paula da Silva Martins |
A aquisição da escrita e a metacognição em um contexto de imersão bilíngue: compartilhamento de um diário de aulas PB-Kanoê | |
Leticia de Souza Aquino, Fernando Kanoê |
ENTRE IDAS E VINDAS, O TEXTO RESSURGE: A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM UM PROJETO ESTUDANTIL DE ESCRITA LITERÁRIA | |
Felipe Hilan Guimarães Santos |
Dialogismo e interação na sala de aula: uma proposta possível em período pandêmico | |
Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, Célia Regina Araes |
Multiletramentos e Gêneros Discursivos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: Uma análise das concepções de professores paraenses | |
Deywela Thayssa Xavier da Silva |
APLICATIVO “LELE SÍLABAS” COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISLEXIA | |
virginia del carmen pirela, Thais Faustino Bezerra |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM MANAUS/AM | |
Francisca Eduarda Barroso Barbosa, Wagner Barros Teixeira |
LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO REMOTO: MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS DISCURSIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Ana Beatriz Freire de Sousa |
A desburocratização do ensino de línguas indígenas como LE no contexto universitário | |
Leticia de Souza Aquino, Paulo Kanoê, Mical Kanoê |
EMI como uma estratégia para internacionalização da UFSM: reflexões para construção de um campus plurilíngue | |
Gabriel Salinet Rodrigues, Juliana Michelon Ribeiro |
ENSINO DE LÍNGUAS NO CONTEXTO PLURILÍNGUE CASO GUINÉ-BISSAU UMA ABORDAGEM PARA APRENDER A LÍNGUAS PORTUGUESA | |
David Ie |
Redação escolar e processo argumentativo: experiências na sala de aula da Penitenciária Feminina de Manaus | |
Thainá Vieira de Negreiros, Elaine Pereira Andreatta |
Produção textual no 6º ano: uma proposta de intervenção | |
Lahrra Katlyn Pedrosa de Araújo, Mayara Benevenuto Duarte |
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO SUJEITO LEITOR | |
Paulo Rogério de Oliveira |
GÊNERO TEXTUAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO LICEU JOÃO XXIII (BISSAU): O RECURSO IMPORTANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA SEGUNDA (L2) | |
Albate Yurna |
UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS DO DISCURSO NO LIVRO DIDÁTICO BURITI MAIS PORTUGUÊS DO 4º ANO | |
Bianca Pedrosa Gonçalves, Maria Nazareth de Lima Arrais |
MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: PRÁXIS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA POR MEIO DAS TDIC, METODOLOGIAS ATIVAS E A DIPAC | |
Marinaldo de Souza Silva, Vicente Aguimar Parreiras |
MULTILETRAMENTOS, COLABORAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: APRENDIZAGEM CRIATIVA EM TEMPOS PANDÊMICOS | |
Luciene da Silva Santos Bomfim, Daniela Bulcão Santi |
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MULTISSEMIÓTICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO EM AMBIENTE VIRTUAL | |
João Furtado Cruz |
MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE REFLEXÃO IDENTITÁRIA NA ESCRITA MULTIMODAL | |
Aniele Carvalho de Araújo, Ana Patrícia Sá Martins |
Gamificação e aprendizagem no ensino remoto: o Minecraft como ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua inglesa de um curso técnico integrado em Edificações | |
Luciana Maira de Sales Pereira |
Plataformas educacionais como recurso de ensino-aprendizagem | |
Thamires Nascimento Dearo Portilho |
DO GIZ ÀS TELAS: OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Ester Cardoso da Silva, Joseildo Joaquim de Oliveira Sousa, Gabriela Medeiros Cavalcanti da Silva |
Oficinas de Letramento Digital para construção de narrativas multimodais de ensino-aprendizagem: do presencial ao remoto | |
Luciana Kinoshita |
Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: investigando práticas formativas no curso de Letras | |
Letícia Aparecida Nunes Moraes, Ana Patrícia Sá Martins |
Leituras e releituras: o agir literário dos estudantes em contexto pandêmico | |
Daryjane Pereira Costa, Meire Celedônio da Silva |
NAS TERRAS DA GENTE: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS SOBRE O RECIFE EM UMA ESCOLA PERNAMBUCANA | |
Fábio Albert Mesquita |
Isolamento social e o ensino de literatura: desafios e práticas | |
Larissa Ferreira Barbosa, Maria de Jesus Pereira Matos |
DOS MODOS DE LER NA PANDEMIA: (im)possibilidades de mediação nos anos iniciais da Educação Básica | |
Andreia Aparecida Suli da Costa, João Ricardo Vieira Santos Ribeiro |
Letramentos Digitais e Livro Didático: estranhos ou parceiros? | |
Ana Clara Brito Rodrigues Cotrim, Andréa Beatriz Hack de Góes |
Letramentos e(m) jogos digitais colaborativos | |
Bruna Eduarda Ignácio |
Impactos da Resolução CNE/CP Nº 1 de 27 de outubro de 2020 para a formação docente no tocante ao uso das tecnologias digitais na educação básica | |
Eurico Rosa da Silva Júnior |
Tecnodocência aplicada a formação de docentes e novas práticas de ensino | |
Fabiano da Silva Araujo |
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, JAIR MESSIAS BOLSONARO, A PARTIR DO DISCURSO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA | |
Camila Martins Pereira |
A LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: POR UMA POÉTICA DE MEMÓRIAS E ANCESTRALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
MEIRE OLIVEIRA SILVA |
Paratextos textuais em Na minha pele, de Lázaro Ramos | |
Katrym Aline Bordinhão dos Santos, Éric Reinaldo Carneiro Dias |
Referências de composições musicais em romances brasileiros (sec. XVIII-XX): diálogos reflexivos sobre a literatura, a arte e a sociedade | |
Aline Mara de Almeida Rocha |
A ESCRITA LITERÁRIA: SUBVERSÃO DA LÍNGUA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO | |
Rosilene Aparecida Froes Santos, Rosana Froes Santos |
AUDIODESCRIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: LEITURA DE IMAGENS COMO RECURSO LINGUÍSTICO DE ACESSIBILIDADE E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Antonia Diniz Diniz, Valdirene Nascimento da Silva Oliveira |
Educação Intercultural e ensino de línguas em contexto universitário | |
Ana Catarina Castro |
O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO - APRENDIZAGEM DA CULTURA DA LÍNGUA ESPANHOLA | |
Kamila Denise da Silva |
Ensino em tempo de isolamento social | |
Janusa Guimarães Gomez |
Literatura e inovação pedagógica no cronotopo pandêmico: interfaces com metodologias ativas para letramentos literários no ensino médio | |
Ivanda Maria Martins Silva, MURIEL PRADO DE MELO JUNIOR, RAQUEL FIGUEREDO DE SOUZA MELO FERREIRA, LAÍSE MANUELLE TENÓRIO DE VASCONCELOS |
A produção textual escrita: desenvolvendo habilidades rumo à competência comunicativa | |
Helena Tavares Viana da Silva |
Sobre a proposta olímpica de produção cronística: análise da metodologia de ensino-aprendizagem da escrita da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro | |
Tatiana Simões Luna |
Espaços plurilingues na universidade: uma construção colaborativa | |
Alex Sandro Beckhauser, Iranildes Almeida de Oliveira, Igor dos Santos Mota |
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na universidade: construindo espaços e práticas plurilíngues | |
Alex Sandro Beckhauser, Iranildes Almeida de Oliveira |
Incentivo à leitura em tempos pandêmicos: metodologias possíveis | |
Bruna Agliardi Verastegui |
(MULTI)LETRAMENTOS, ORALIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E/OU PESQUISAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS | |
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente de Lima-Neto |
O ensino de literatura e o incentivo à leitura ao longo da pandemia | |
Ivson Bruno da Silva |
Debates atuais e desafios no ensino de espanhol e suas variedades | |
Romina Leonor Toranzos |
GÊNEROS DISCURSIVOS (MULTIMODAIS) NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Rodrigo Albuquerque |
(MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS), PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GÊNEROS MULTIMODAIS NA BNCC: DIÁLOGOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS | |
FRANCISCO JEIMES DE OLIVEIRA PAIVA, ANA MARIA PEREIRA LIMA |
Da situação limite ao inédito-viável: a utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas | |
Marcelo Jose da Silva, Josimayre Novelli |
PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM CONTEXTOS DIGITAIS EDUCACIONAIS | |
Claudia de Souza Teixeira, Rony Pereira Leal |
O fomento da consciencia do componente fônico na fomação de professores de E/LE | |
Thaisa Alves Alves Brandão |
Questões contemporâneas acerca do letramento literário | |
Camila Franquini Pereira |
Ensino de língua portuguesa: leitura, produção textual, argumentação e referenciação | |
Júlia Vieira Correia, Cristiane Dall' Cortivo Lebler |
O ensino-aprendizagem da pronúncia do inglês como língua franca, global e/ou internacional no contexto brasileiro atual | |
Eliane Nowinski da Rosa |
LITERATURA(S) E OUTROS SABERES: LEITURAS DE MUNDO E POSSIBILIDADES HUMANIZADORAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
MEIRE OLIVEIRA SILVA |
TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSOR | |
Sandro Luis Silva |
Desenvolvimento de habilidades e estratégias no processo de ensino-aprendizagem da escrita | |
Marcus Vinicius Brotto de Almeida |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .